MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Novo papa leva experiência da América Latina à Roma,diz CNBB

Agência EFE

O episcopado brasileiro expressou nesta quarta-feira, 13, sua "felicidade" pela escolha como papa do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, que levará a seu pontificado "a rica experiência da Igreja latino-americana".
"Estamos felizes, satisfeitos. A eleição de um latino-americano mostra que a Igreja se abre para todos, que não está orientada apenas à Europa", disse em entrevista coletiva o secretário-geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), o bispo Leonardo Steiner.
Segundo Steiner, o novo papa "seguramente levará essa experiência tão rica da igreja latino-americana e caribenha para seu ministério".
O prelado definiu o novo pontífice como "um homem muito simples, muito próximo ao povo" e destacou o significativo que é o fato de que o cardeal Bergoglio tenha escolhido o nome Francisco I para seu pontificado.
"Todos sabemos o que significa o nome Francisco para a Igreja. O nome Francisco de Assis ajuda a dar uma ideia de como vê ele seu serviço à Igreja", acrescentou.
Ao ser perguntado sobre como a Igreja brasileira recebe um papa argentino, pela tradicional rivalidade entre os dois países, Steiner destacou que, mais que isso, são "vizinhos".
"Se fosse brasileiro estaríamos mais contentes, mas estamos felizes", declarou Steiner, acrescentando que "a fé dos fiéis não está na figura do papa", mas na doutrina da Igreja.
Entre os papáveis com mais possibilidades citados nas últimas semanas pelos vaticanistas estava o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer.
O secretário-geral do episcopado também se mostrou seguro que o novo papa virá ao Brasil em julho para presidir a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário