MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de março de 2013

Ministro diz que Vaticano confirmou presença de novo Papa no Brasil


Gilberto Carvalho disse que Papa vira à jornada em julho no Rio de Janeiro.
Segundo ministro, Dilma enviará a Roma delegação para a posse do papa.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta segunda-feira (4) que o Vaticano confirmou a presença do novo Papa ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho, no Rio de Janeiro.
Carvalho disse que o governo brasileiro recebeu uma “sinalização” do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, de que o novo Papa participará do evento.  Os cardeais da Igreja Católica começaram na manhã desta segunda-feira a primeira das congregações gerais que precedem o início do conclave.
“[Recebemos] a certeza, nos dita pelo dom Orani, de que a Santa Sé já manifestou - logo depois da renúncia, naquele intervalo que o Papa continuou - de que a jornada seria mantida e a certeza da presença do novo Papa”, afirmou o ministro antes de participar, em Brasília, do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais.
Gilberto Carvalho lembrou que, em 2005, Bento XVI participou da Jornada Mundial da Juventude em Colônia, na Alemanha, após a morte de João Paulo II.
“Recebemos [a confirmação] já de uma maneira muito clara essa tendência de [o novo Papa] vir”, disse o ministro. “A jornada é considerada um evento muito importante até para a consolidação da igreja”.
Segundo o ministro, a agenda que o Papa cumpriria no Brasil poderá sofrer mudanças. Estavam previstos, por exemplo, dois encontros com a presidente Dilma Rousseff: uma reunião privada no Palácio das Laranjeiras e a Missa de Envio, em Guaratiba. “Agora com o novo Papa vamos ver se a gente mantém essa agenda ou não. Vai depender do entendimento de ambas as partes”, declarou Carvalho.
Assim que o novo Papa for escolhido, segundo o ministro, a presidente Dilma enviará a Roma uma delegação que participará da posse. O governo brasileiro, então, mandará uma carta ao Vaticano para “renovar o convite à jornada”. “No nosso modo de ver, a eleição de um novo papa torna  a jornada ainda maior porque possivelmente será a primeira viagem ao exterior”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário