MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de março de 2013

Mercados de Maceió desconhecem proibição da venda de sucos Ades


Anvisa determinou suspensão imediata após problema na fabricação.
Produtos continuavam expostos nas prateleiras dos estabelecimentos.

Natália Souza Do G1 AL

Apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter determinado a suspensão imediata, na manhã desta segunda-feira (18), da fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes dos alimentos com soja da marca Ades, produzidos pela linha de produção TBA3G, na fábrica da empresa Unilever Brasil, em Pouso Alegre (MG), as prateleiras dos principais supermercados de Maceió ainda disponibilizam caixas dos produtos.
No início da tarde, funcionários de estabelecimentos comerciais na capital desconheciam a determinação da Anvisa. A reportagem do G1 percorreu os supermercados Hiper Bompreço do bairro Gruta de Lourdes, Palato Farol, Bompreço Farol, Extra Farol e Unicompra Farol e flagrou os produtos expostos, sendo comercializados e adquiridos pelos consumidores.
No Hiper Bompreço da Gruta, um dos funcionários estava, inclusive, repondo as caixas do suco sabor laranja na prateleira.
Funcionário repondo caixas de suco nas prateleiras do Hiper Bompreço. (Foto: Natália Souza/G1)Funcionário repondo caixas de suco nas prateleiras do Hiper Bompreço. (Foto: Natália Souza/G1)
Segundo a Anvisa, um problema no processo de higienização das máquinas de produção do suco teria provocado o envase de embalagens com solução de limpeza em um lote do produto de sabor maçã. "A ingestão da bebida contaminada pode causar queimaduras na garganta", adverte o órgão por meio de comunicado publicado no site.
Em diversos estabelecimentos maceioenses, consumidores passavam o produto pela caixa registradora sem nenhuma orientação ou contraindicação das gerências.
Prateleiras do Palato Farol cheias do suco AdeS. (Foto: Natália Souza/G1)Prateleiras do Palato Farol com caixas do suco
Ades. (Foto: Natália Souza/G1)
Uma colaboradora identificada como Maria, que responde pelo setor de Controle de Qualidade do Unicompra, afirmou que soube do problema com a marca do suco, mas ainda não recebeu um comunicado dos expositores ou representantes para a retirada do produto. "A gente não sabe nem se o problema foi com todos os lotes", disse.
A assessoria de comunicação do Palato informou que a gerência do estabelecimento tomou ciência da determinação e já está tomando as providências para retirada do produto.
As assessorias dos demais supermercados visitados pela reportagem afirmaram que entrarão em contato com os responsáveis para se pronunciar sobre o assunto.
Menos de uma hora após a publicação desta reportagem, a assessoria de imprensa do Extra entrou em contato com a redação e informou que todos os sucos Ades foram retirados das prateleiras dos supermercados da rede em Alagoas.
Por meio de nota enviada à imprensa, às 18h51, a Unilever informou que já iniciou o cumprimento das determinações da ANVISA publicadas no dia de hoje, incluindo a retirada do mercado das unidades produzidas na linha TBA3G.
Recomendação ao consumidor
Na semana passada, a Unilever Brasil, fabricante do produto Ades, informou que o lote AGB 25, fabricado em 25/02/2013, com validade até 22/12/2013, do suco estaria inapropriado para consumo e anunciou o recall do produto.
Nesta segunda-feira, a Anvisa decidiu suspender a fabricação, comercialização e consumo de todos os sabores, "por precaução e para proteger a saúde da população brasileira".
Segundo a Anvisa, a recomendação ao consumidor que tiver adquirido os produtos é que não deve consumí-los. "Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico", informa.
Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou sac@ades.com.br. Em casos de dúvidas, a Anvisa dispõe de uma Central de Atendimento através do número 0800 642 9782.

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