MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

'Jabuti prateado' é capturado pelo Ibama em Porto Velho


Com o casco pintado, jabuti foi encaminhado para centro de triagem.
Nesta época do ano, é mais comum a captura de répteis.

Vanessa Vasconcelos Do G1 RO

Jabuti com o casco pintado de prata foi encaminhado ao Cetas, em Porto Velho. (Foto: Ibanete Damasceno/G1)Jabuti com o casco pintado de prata foi encaminhado ao Cetas, em Porto Velho. (Foto: Ivanete Damasceno/G1)
Há quase um mês, um jabuti com o casco completamente pintado de tinta prata foi encaminhado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para recuperação. O órgão não soube informar a origem do animal. De acordo com veterinário do centro de triagem, Gilson Rios, apesar da pintura, o animal não apresenta sinais de maus-tratos e está saudável.
O Ibama informou que diariamente o órgão recebe animais capturados, tanto pela Polícia Ambiental quanto pelo Corpo de Bombeiros, e ainda por pessoas que encaminham os animais voluntariamente.
De acordo com o fiscal do setor de fauna do Ibama, Jacomo Antônio Medite, neste período do ano, com as constantes chuvas, é comum a captura de répteis, como cobras e jacarés. “Dependendo da situação do animal, ele é devolvido para a natureza ou encaminhado para um centro de triagem”, explica Jacomo.
Na última semana, o Corpo de Bombeiros atendeu a um chamado no Bairro Nacional, onde capturaram uma cobra sucuri de aproximadamente cindo metros, segundo o tenente coronel  Gilvander Gregório. O animal foi encaminhado ao centro de triagem da Polícia Ambiental.
Dono da casa prendeu o macaquinho em um cesto (Foto: Ivanete Damasceno/G1)Dono da casa invadida prendeu o macaquinho em
um cesto (Foto: Ivanete Damasceno/G1)
De acordo com o coronel, além dos répteis, é comum o Corpo de Bombeiros ser acionado para a captura de macacos no setor chacareiro de Porto Velho.
Na terça-feira (12), um macaco prego entregue voluntariamente ao Ibama fugiu da sede do órgão e invadiu uma residência na proximidades.
Na quarta-feira o animal foi encaminhado ao Cetas para tratamento, onde pelo menos 30 animais, entre macacos, aves e uma onça parda aguardam uma destinação do Ibama ou até que algum zoológico ou instituição habilitada se interesse pelos bichos.

Um comentário:

  1. que tristeza, alguem fazer isso. podiam experimentar pintar com a mesma tinta essa pessoa que fez isso com o jabuti.

    ResponderExcluir