MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de março de 2013

Investimento em tecnologia aumenta produtividade do café no ES


Produtores de café arábica de Marechal Floriano estão satisfeitos.
Iniciativa partiu de um agricultor que está renovando os pés e o manejo.

Do Globo Rural

De longe é possível perceber a diferença entre duas lavouras de café. Uma tem mais volume e um verde mais forte que a outra.
Quando Daniel Caçador resolveu se dedicar ao café em Marechal Floriano, região serrana do Espírito Santo, ele encontrou uma lavoura pobre, com uma produção muito baixa. Com a ajuda de um engenheiro agrônomo, Daniel renovou o plantio usando recursos que transformaram o cafezal.
O espaçamento entre os pés diminuiu. Daniel trabalha com uma distância máxima de um metro entre os pés com a intenção de aproveitar o espaço ao máximo.
A aplicação de técnicas como análise de solo, adubação correta e aplicação de defensivos exige um investimento de até 30% mais, mas o resultado compensa. A produção de café na lavoura de Daniel mais que dobrou nos últimos anos.
Há seis anos, as lavouras de café de Marechal Floriano produziam, em média, de 15 a 20 sacas por hectare. Hoje, muitas plantações geram de 35 a 40 sacas de café por hectare, por isso, o exemplo de Daniel agora é seguido por outros cafeicultores da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário