MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de março de 2013

Infestação de carrapatos em escola preocupa pais de alunos, em Goiás


Estudantes afirmam que os ácaros entram até mesmo nas salas de aulas.
Zoonoses acredita que animais abandonados estão causando o problema.

Do G1 GO, com informação da TV Anhanguera

Pais de alunos da Escola Municipal Mestre Zezito, no Setor Águas Bonitas, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, estão preocupados com uma infestação de carrapatos na unidade. Segundo eles, vários estudantes contaram que os inúmeros ácaros nas salas de aula estão causando medo, pois eles podem transmitir doenças e até causar hemorragia. “A gente tem medo, pois os adultos conseguem se virar, mas para as crianças fica difícil”, declara a dona de casa Eliana Pinheiro.
A filha dela, de apenas 7 anos, conta que um colega de classe quase foi picado por um carrapato. “A gente tirou um que estava subindo na mochila do meu colega. Ele estava onde tinha um monte de pulga e começou a se coçar muito”, lembra a estudante Sara da Silva.
A direção da escola afirma que o interior da unidade foi dedetizado por uma equipe do Departamento de Zoonoses do município, mas a TV Anhanguera foi impedida de entrar para mostrar a situação. Nesse dia, a equipe de reportagem flagrou vários carrapatos no muro da escola.
Carrapatos invadem escola pública em Águas Lindas de Goiás (Foto: Reprodução TV Anhanguera)Carrapatos andando no muro da escola
(Foto: Reprodução TV Anhanguera)
Coordenadora de Zoonoses de Águas Lindas de Goiás, Ana Rosa Benevides explica que os principais ploriferadores do ácaro são os animais abandonados nas ruas, o que é comum no município.
“Infelizmente isso acontece muito, mas nós vamos fazer uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde para que os animais que estejam soltos nas ruas sejam levados para um local adequado para criação”, ressalta.
Porém, enquanto o caso não seja solucionado definitivamente, alguns pais estão preferindo não deixar os filhos irem para a escola, pois temem que eles possam ficar doentes.
“O que mais tem aqui é cachorro no meio das crianças e, por isso, a gente não descarta a possibilidade dos carrapatos voltarem. A gente fica desconfiada porque esse inseto pode trazer várias doenças, principalmente para as crianças. Vamos esperar uma solução”, argumenta a manicure Francineide Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário