MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de março de 2013

Hospital no Rio chega a 500 reduções de estômago e 3,5 t de peso perdido


Em 2 anos, hospital aumentou em 3.000% o número de cirurgias.
Programa passou a atender jovens de 16 a 18 anos, além de idoso

Do G1 Rio

Valter (à esquerda) foi o paciente de número 500 (Foto: Divulgação SES/Maurício Bazilio)Valter (à esquerda) foi o paciente de número 500 (Foto: Divulgação SES/Maurício Bazilio)
O Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, no Subúrbio do Rio de Janeiro, realizou nesta semana a 500ª cirurgia bariátrica, isto é, operação de redução de estômago para combater a obesidade mórbida. Ao longo de pouco mais de dois anos da existência do projeto, os pacientes operados perderam, na soma, o equivalente a 3,5 toneladas, segundo o Governo Estadual.
Valter José da Silva Esterlino, o técnico de enfermagem que alcançou a marca de número 500, comemorou a chance de poder viver sem o medo de uma doença iminente, por ser hipertenso e ter 135 kg. "Espero que consiga trabalhar e viver melhor", disse.
Integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto atende, agora, também maiores de 65 anos e jovens entre 16 e 18 anos. O coordenador do programa, Cit Pitombo, no entanto, alerta que crianças e adolescentes estão procurando mais o serviço, mas a elas o atendimento preventivo será o prioritário.
Candidatos à cirurgia devem procurar atendimento ambulatorial para o médico analisar se a intervenção é necessária. O segundo passo, em caso de resposta positiva, é a indicação para a Central de Regulação de Cirurgia Bariátrica do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário