MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de março de 2013

Hospital Getúlio Vargas, no Rio, fecha pediatria e só atende casos graves


Segundo funcionária, problema persiste há três finais de semana.
'Só atendem se estiver morrendo', diz um dos pacientes da unidade.

Gabriel Barreira Do G1 Rio

A urgência pediátrica do Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, encontra-se fechada neste sábado (9). Dois pediatras trabalhavam na emergência, mas atendendo somente casos gravíssimos. Segundo uma recepcionista, o problema já entra no terceiro final de semana consecutivo.
Hospital Getúlio Vargas, na Penha, só está atendendo casos graves na pediatria (Foto: Gabriel Barreira/G1)O Hospital Getúlio Vargas, na Penha, só está atendendo casos graves na pediatria (Foto: Gabriel Barreira/G1)
Duas senhoras que levaram parentes à sessão do hospital desabafaram ao G1 com a mesma frase, num intervalo de poucos minutos, antes de serem encaminhadas a hospitais vizinhos.
"Só atendem se tiver morrendo", protestaram a mãe Juliana Fernandes, que levou o filho Pedro Henrique com febre e manchas vermelhas no corpo; e Julia das Neves, acompanhada do neto Cauã, vítima de uma infecção dermatológica.
"Vou voltar para casa. É o jeito. Só atendem quem está bem ruinzinho mesmo", desistiu Julia.
O chefe de emergência da unidade se recusou a dar entrevistas e, através de uma funcionária, informou que as informações sobre o problema devem ser apuradas com a Secretaria Estadual de Saúde.
Falhas na escala
Em nota, a direção do Hospital Getúlio Vargas identificouuma falha no cumprimento da escala dos plantonistas na emergência pediátrica neste sábado.
Ainda segundo o comunicado, "tão logo a falha foi identificada, a direção do hospital acionou três pediatras para suprirem o setor. Desde as 10h deste sábado o hospital está com quatro pediatras trabalhando na unidade, tendo o atendimento voltado à normalidade".
A direção da unidade também ressaltou que, durante este período, todas as crianças que chegaram à emergência pediátrica foram encaminhadas ao setor de emergência geral, acolhidas e passaram por classificação de risco. E que todos os casos graves foram atendidos pelo pediatra que se encontrava de plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário