MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de março de 2013

Guarapari, ES, decreta emergência no serviço hospitalar materno-infantil


Mortes ocorridas recentemente em hospital motivou decreto.
Prefeitura quer buscar verbas para solucionar o problema.

Do G1 ES

Hospital de Guarapari será investigado por mortes de bebês, no espírito santo. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Mortes de bebês ocorreram no hospital São Judas
Tadeu, em Guarapari. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
A Prefeitura de Guarapari, região Metropolitana do Espírito Santo, decretou situação de emergência na assistência hospitalar materno-infantil do município por meio de um decreto. A decisão foi tomada  devido às mortes ocorridas recentemente no hospital São Judas Tadeu, no bairro Muquiçaba. A Vigilância Epidemiológica Estadual interditou, em fevereiro, o único hospital de Guarapari que realizava partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para acompanhar e avaliar a situação dos óbitos infantil e fetal, a secretaria de saúde municipal criou, em 11 de março, o Comitê de Investigação da Mortalidade Materna e Infantil, formado por profissionais da área como ginecologista, pediatra, vigilâncias epidemiológica e sanitária.
Com o decreto de situação de emergência, a prefeitura da cidade informou que buscará junto ao estado as verbas necessárias para solucionar o problema.
Entenda o caso
O hospital São Judas Tadeu foi acusado de negligência por famílias devido a mortes de bebês nos últimos meses em Guarapari. A unidade hospitalar foi interditada em fevereiro. A direção do hospital admitiu que em quatro meses, nove bebês morreram. O Ministério Público Estadual (MP-ES) e o Conselho Regional de Medicina (CRM) investigam os casos.
Em visita ao estado em fevereiro, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que uma auditoria realizada em outubro do ano passado apontou diversas irregularidades no hospital, como falsificação de prontuários, fraudes ao SUS, erros na cobrança de procedimentos e até mesmo a falta de alvará sanitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário