MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de março de 2013

Governo fará reunião com Unilever para esclarecer recolhimento de suco


Audiência com Secretaria do Consumidor e Anvisa está marcada para terça.
96 embalagens de Ades foram contaminadas com produto de limpeza.

Do G1, em Brasília

A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, informou nesta segunda-feira (18) que vai se reunir nesta terça (19) com representantes da Unilever para esclarecer o recolhimento, pela empresa, de embalagens do suco de maçã, produzido com soja, que teriam sido contaminadas com produtos de limpeza.
O recall foi anunciado na última quinta-feira (14) pela empresa, que admitiu ter detectado o problema em 96 unidades do produto, do lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro. O consumo pode causar queimaduras, forte sensação de ardência na boca, enjoo e náusea. A Unilever afirma que retirou do mercado todas as unidades produzidas na linha da fábrica, localizada em Pouso Alegre (MG), onde foi detectada a contaminação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também deve participar da reunião, segundo o Ministério da Justiça. Nesta segunda, foi publicada resolução da agência suspendendo a fabricação, distribuição, venda e consumo de todos os lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e tamanhos de uma das linhas de produção da fábrica de Pouso Alegre.
Funcionários da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal também estiveram na fábrica para fiscalizar a linha de produção. As informações apuradas serão utilizadas para definir se um processo administrativo será aberto e se haverá punição no caso da contaminação dos produtos. A inspeção na empresa teve início nesta segunda, mas ainda não tem data para ser concluída.
Problema foi detectado em 96 unidades do suco de maça Ades (Foto: Divulgação)Problema foi detectado
em 96 unidades do suco
de maça Ades (Foto: Divulgação)
Problema limitado
Por meio de nota oficial divulgada nesta segunda-feira, a Unilever afirmou que o problema limita-se às 96 unidades de Ades sabor maçã, embalagem com 1,5 litros produzidas em Pouso Alegre, e que desde o dia 13/03/13 nenhum produto fabricado na linha onde foi detectado o problema foi distribuído ao mercado. A linha de produção encontra-se inativa.
Ainda segundo a empresa, a causa do problema já foi identificada e as medidas para correção já foram tomadas pela Unilever. A empresa está cumprindo todas as determinações da Anvisa publicadas nesta segunda-feira, incluindo a retirada do mercado de todas as unidades produzidas na linha onde foi detectada a contaminação.
A Unilever afirma ainda que os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com as iniciais "AG" permanecerão no mercado e se encontram em perfeitas condições para consumo, e que a empresa está colaborando com a Anvisa com todas as informações necessárias para a solução do problema.
Recomendação ao consumidor
Os produtos do lote de maçã com problema foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Segundo a empresa, a falha identificada "já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos".
O consumidor que tiver adquirido o produto não deve consumi-lo. "Em casos de queimaduras ou outro sintomas, procure imediatamente atendimento médico", orienta a Anvisa.
Para realizar a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 707 0044, das 8h às 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br.
Em casos de dúvidas, a Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.

Nenhum comentário:

Postar um comentário