MEDIÇÃO DE TERRA

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quarta-feira, 6 de março de 2013

Ford vai levar o EcoSport da Índia para a Europa


SUV desenvolvido no Brasil se tornou um modelo global.
Carro é um dos destaques da montadora no Salão de Genebra.

Luis Fernando Ramos* Especial para o G1, de Genebra

Ford EcoSport no Salão de Genebra (Foto: Luiz Fernando Ramos/G1)Ford EcoSport no Salão de Genebra (Foto: Luiz Fernando Ramos/G1)
O Ford EcoSport que será vendido no mercado europeu será importado da Índia, de acordo com o porta-voz da montadora na Europa, Peter Watt. O lançamento chega à Europa no fim deste ano e terá como principais rivais o Nissan Juke e, a partir de setembro, o Peugeot 2008. Os preços não foram divulgados — no Brasil, o modelo estreou com valores a partir de R$ 53.490.
Ford EcoSport (Foto: Luiz Fernando Ramos/G1)Ford EcoSport é apresentado em Genebra
(Foto: Luiz Fernando Ramos/G1)
"Havia a opção entre Índia, China e Brasil. A gente buscou uma fábrica que teria a capacidade para produzir unidades a mais para o mercado europeu. A do Brasil, pelo próprio sucesso do EcoSport ali, a capacidade da fábrica é absorvida pelo mercado local", afirmou Watt ao G1. A nova geração do modelo, desenvolvida no Brasil, também é produzida na Tailândia.
A venda no mercado europeu havia sido anunciada, com alarde, pela montadora no ano passado durante o Salão de Paris. Mas, na ocasião, não foram revelados detalhes de produção e mercado.
Em Genebra, a montadora informou que o modelo será oferecido com as seguintes opções de motorização: 1.0 Ecoboost turbo (que segue a tendência dos blocos menores, porém mais potentes) de 125 cavalos, 1.5 (110 cv), ambos a gasolina, e um 1.5 diesel (90 cv).
EcoSport é 'chave' para a Ford
O EcoSport é considerado importante nos planos da Ford para manter a participação no turbulento mercado europeu. Ele se alinha ao B-Max para tentar aproveitar o bom momento dos SUVs, que, no portfólio da marca na Europa inclui ainda o Kuga. Há planos de introduzir naquele mercado também o Edge. E, no ano que vem, será iniciada a produção do Explorer na Rússia.
O segmento, que apresenta um caso raro de crescimento nas vendas no continente, consegue desfrutar de margens melhores de lucro do que os demais, o que poderá ser positivo para Ford. A montadora norte-americana pretende vender 1 milhão de veículos do tipo na Europa até 2017. No continente, ela implementa um plano de reestruturação que inclui o fechamento de uma planta na Bélgica e duas fábricas menores na Grã-Bretanha.
Em janeiro, as vendas da Ford na Europa caíram 22% frente à baixa de 9% no setor em geral, segundo dados da própria montadora. A marca perdeu participação em alguns mercados, como no Reino Unido.
*com informações da Reuters

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