MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de março de 2013

Falta de conservação das estradas dificultam o escoamento no RS


Buracos nas estradas preocupam os agricultores de Santana do Livramento.
Secretaria de obras do município diz que recuperação começará em 15 dias.

Do Globo Rural

A falta de conservação das estradas, na zona rural, de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, preocupa os agricultores. Eles enfrentam dificuldade para escoar a produção.
Por Santana do Livramento, região da Campanha, passam caminhões carregados com arroz e soja. A maioria encontra as estradas cheias de buracos e com a vegetação tomando conta.
Até os tratores dos produtores, que são usados para tapar os buracos, acabam estragando. O trabalhador rural Luiz Fernando Rodrigues cuida de uma propriedade onde estão sendo colhidas 60 toneladas de arroz. "Geralmente, estrada a gente não tem. A gente tem um caminho que a gente vai procurando o lugar mais fácil pra passar. Faz dez anos que eu estou aqui e em todos eles eu dou uma arrumada. Pelo menos as partes mais difíceis, a gente consegue dar uma ajeitada”.
Junto com a colheita de grãos, começa também a preocupação dos agricultores para transportar os produtos. “Há gente sofre já faz quatro, cinco anos para transportar nessas estradas. A lavoura fica mais cara, porque o frete fica mais caro, o imposto, qualquer peça que quebre. Como tudo tem um custo grande, encarece a nossa lavoura”, comenta Dirceu dos Santos, agricultor.
Por causa das péssimas condições das estradas, em uma propriedade que recebe o leite de cerca de seis produtores, o único jeito do produto chegar à propriedade é por uma carroça. “Nos dias que chove é um problema, usamos carrinho de mão ou levamos nas costas mesmo”, Luiz Carlos de Souza, produtor de leite.
De acordo com a Secretaria de Obras de Santana do Livramento, a recuperação das estradas do município já começou. Devido a longa extensão, cerca de 4,5 mil quilômetros, o trabalho é demorado. Pelo cronograma, as estradas devem ser recuperadas daqui a 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário