MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de março de 2013

Exposição traz artesanato de Encauchados de Vegetais no AC


Técnica une saberes populares com tecnologia de uso industrial.
A mostra é de responsabilidade do grupo de mulheres da Resex.

Veriana Ribeiro Do G1 AC

Produtos de artesanato de encauchados de vegetal (Foto: Rayssa Natani/G1)Produtos confeccionados de encauchados de vegetais ficarão em exposião até esta sexta-feira  (22)
(Foto: Rayssa Natani/G1)
No Dia do Artesão, 19 de março, foi lançada a 1°Mostra de Artesanato de Encauchados do grupo de mulheres da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema. A mostra acontece no Museu dos Autonomistas, no centro de Rio Branco . Os produtos ficarão expostos até esta sexta-feira (22).
Encauchados de vegetais é a combinação de técnicas de saberes populares com tecnologia de uso industrial. A técnica consiste na pré-vulcanização artesanal do látex e na adição de substratos naturais, formando um material que pode ser utilizado para compor bolsas, toalhas de mesas, embalagens.
Leonora Maia é coordenadora do grupo de mulheres da Reserva Extrativista Cazuma-Iracema e desde criança aprendeu sobre a borracha. "Sou seringueira, meu pai era seringueiro, meu marido é seringueiro. Eu conheço o látex.", afirma.
Protudo artesanato encauchados (Foto: Rayssa Natani/G1)Técnica consiste na pré-vulcanização artesanal do
látex e na adição de substratos naturais
(Foto: Rayssa Natani/G1)
Ela conta que foi com uma parceria feita com a Universidade Federal do Acre (Ufac), através de um curso em novas tecnologias de manejo do látex, que o grupo uniu o conhecimento da borracha com a tecnologia.
Segundo a coordenadora, atualmente 12 famílias fazem parte do núcleo. "Eu coordeno o trabalho dentro da reserva. Lá tem a casa do artesão, onde todos trabalham", comentou Leonora.
O chefe da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, Tiago Juruá, ligado ao Instituto Chico Mendes (ICMBio), parceira do projeto, explica sobre o apoio que é dado à comunidade. "O instituto Chico Mendes é responsável pela reserva como um todo, apoia o grupo de mulheres na logística, transporte, viabilizando parcerias. Ajudamos no envio de materiais quando é feita alguma venda no Brasil ou no exterior. Dentro das possibilidades damos apoio direto ao grupo", afirmou Tiago.
A primeira-dama do estado, Marlúcia Candida, esteve presente na inauguração da mostra. Ela lembra que esses produtos já viajaram pelo mundo, sendo expostos em Milão e na Rio +20. "O trabalho está belíssimo, tem um acabamento, dá para ver a uniformidade das cores, o corte, a forma. É uma trabalho já muito aprimorado", disse.
A secretária de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, apoia a mostra. Segundo ela essa é uma oportunidade de reconhecer o trabalho dos artesãos. "Sendo um produto típico da região, essa mostra tem como objetivo o reconhecimento dessa atividade tão importante que é a produção do artesanato em látex", disse.
A secretária faz o convite. "Queremos convidar toda a sociedade. Essa mulheres guerreiras são as verdadeiras guardiãs da floresta, do nosso Acre", disse.
Colaborou Rayssa Natani, do G1 AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário