MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de março de 2013

Equipamento instalado em moto vira arma contra mosquito da dengue


Uso da moto permite que 'fumacê' chegue a áreas de difícil acesso.
Empresa, que em 2012 faturou R$ 1,2 milhão, já está exportando o produto.

Do PEGN TV

Uma nova arma contra a dengue chega a locais de difícil acesso. Uma pequena empresa do Rio de Janeiro desenvolveu um equipamento que, adaptado a uma moto, combate pragas, como o mosquito da dengue. A empresa recebeu consultorias e subsídios para aprimorar o sistema e, atualmente, segue todos os padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A moto adaptada faz a pulverização de inseticida em becos, terrenos baldios e ruas estreitas. O equipamento para combater o Aedes aegypti e outras pragas foi criado pelo engenheiro mecânico Marcius Costa. Ele e o sócio, Marcelo Monteiro, desenvolveram o sistema em 2008.
A comercialização veio só em 2011, após todos os testes e registros no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Os empresários tiveram apoio do Sebrae para patentear o produto em cinco países.
“O Sebrae foi um parceiro nosso desde o início da tecnologia. Eles até ajudaram o processo de incubação da nossa empresa, a nossa empresa foi incubada numa universidade para a gente ter mais acesso à mão de obra técnica para o desenvolvimento. Então, o Sebrae, desde a introdução no mercado, dessa parte tecnológica, quanto no apoio das pesquisas, da patente, na parte dos advogados para busca da tecnologia”, comenta Marcius Costa.
O apoio ocorreu por meio do Sebraetec. O programa existe em todo o Brasil com o objetivo de incentivar a inovação nos negócios. O Sebrae subsidia parte dos custos de novos projetos. Mas o valor da execução é por conta dos empresários.
“É um apoio que você tem de 80%, você só entra com 20%, você tem uma possibilidade de estar próximo dessas instituições ofertantes de serviços tecnológicos, que no Rio nós temos uma gama delas, então isso facilita muito. Você está aproximando a oferta de serviços tecnológicos da micro e pequena empresa”, explica Maria de Fátima Lima, do Sebrae do Rio de Janeiro.
Hoje a empresa emprega 16 funcionários. São fabricadas cerca de 30 unidades do equipamento por mês. A montagem começa pela parte eletrônica. Depois, a bomba é testada para verificar se o líquido será injetado na quantidade certa.
O próximo passo é a colocação do aparelho no baú da motocicleta, onde fica o produto químico. O projeto de melhoria do design do kit também contou com apoio do Sebraetec.
Antes, o baú era feito de fibra de vidro e de uma maneira bastante artesanal, em uma empresa terceirizada. Hoje, o material usado é o plástico. Ele ficou mais bonito, moderno e a capacidade produtiva passou de 30 para 1.200 peças por mês. A mudança reduziu em 40% o custo do baú.
“O Sebrae foi uma ferramenta muito importante para a gente, está sendo, a gente ainda tem outras parcerias que a gente tem com eles e é uma parceria muito boa para a gente ter essa organização e conseguir ter alguém que tem mais experiência do que a gente para implantar certos processos e fazer as coisas acontecerem aqui de uma melhor forma”, diz o empresário Marcelo Machado.
“Com a inovação, a micro e pequena empresa consegue se manter no mercado. Seja essa inovação em um produto, numa gestão, enfim, ela precisa estar inovando porque o mercado está muito acelerado, muito veloz, então, ela precisa realmente estar inovando”, destaca Maria de Fátima, do Sebrae-RJ.
A última parte da linha de montagem é a instalação do aparelho no escapamento do veículo. O original é trocado por um novo, projetado especialmente para fazer a pulverização do produto. O método é popularmente conhecido como “fumacê”.
Boa parte do segredo do produto está no fato de a energia do próprio motor da motocicleta ser usada para transformar o líquido em fumaça.

“O equipamento tem um computador que faz a injeção eletrônica. Ele pega o líquido e injeta numa cápsula de combustão instalada no escapamento. Ele não tem um motor secundário. Ele utiliza a própria temperatura e compressão do motor para fazer o processo de termonebulização, transformar um líquido em gasoso”, explica o empresário.
São três as formas de comercialização do produto: a empresa vende a moto com o kit instalado, só o kit ou aluga o equipamento completo. O piloto tem que usar equipamentos de proteção, ter treinamento especial e respeitar os horários de aplicação.
Só em janeiro de 2013, foram registrados mais de 3 mil casos de dengue no Rio de Janeiro. O equipamento dos empresários Marcius Costa e Marcelo Monteiro que combate o mosquito causador da doença na fase adulta é mais barato que o “fumacê” com o veículo convencional. O tanque de 25 litros garante 3 horas e 20 minutos de pulverização. Se comparada ao carro “fumacê” tradicional, a motocicleta é menos poluente, tem baixo custo de manutenção e gasta pouco combustível.
O aparelho também é eficaz no combate aos mosquitos transmissores de outras doenças como malária e febre amarela. Mesmo assim, ele não substitui a prevenção. Em 2012, a empresa faturou R$ 1,2 milhão, o mesmo valor do investimento total do negócio. Marcius Costa quer agora vender o equipamento para o setor agrícola. A motocicleta é uma boa opção para a aplicação de inseticida em plantações com passagens estreitas e terrenos irregulares.
“A gente está oferecendo para os órgãos governamentais um equipamento de baixo custo e de grande eficácia para as áreas de difícil acesso no combate a vetores. E já começamos a exportar. Estamos exportando para Angola e estamos buscando Índia, México e República Dominicana no momento”, comenta Costa.
CONTATOS:
SEBRAE
Central de Relacionamento: 0800-570-0800
Site: www.sebrae.com.br
FUMAJET – INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS LTDA.
Contato: Empresários Marcius Victorio da Costa e Marcelo Machado
Avenida dos Italianos, 1355 – Bairro Coelho Neto
Ria de Janeiro/ RJ
Telefone: (21) 3472-4283 / (21) 2495-5602

Nenhum comentário:

Postar um comentário