MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de março de 2013

Dnit promete para abril reforma de rodovias federais em Rondônia



Trechos mais críticos se concentram na BR-435, BR-421 e 429, diz Dnit.
Projetos de restauração e manutenção vão custar mais de R$ 500 milhões.

Do G1 RO

Motorista se arrisca na contra-mão para desviar de buracos na BR-425 (Foto: Helen Batista/G1)Recuperação da BR-425 será retomada após nova licitação (Foto: Arquivo)
A falta de infraestrutura das rodovias federais que cortam Rondônia é motivo de reclamação de quem depende da estrada para trabalho ou passeio. Na BR-364, único acesso que liga Rondônia aos estados do Norte e ao restante do país, o mais recente problema foi a interdição de um trecho da rodovia em Ariquemes, após uma cratera se abrir nas duas pistas, em janeiro. Outra situação crítica é na BR-425, em Guajará-Mirim, onde os buracos tomam conta da pista construída há mais de 30 anos e que nunca recebeu reforma, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).
Após um ano e meio sem obras de recuperação por causa de projetos suspensos para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), o Dnit deve iniciar a reforma nas rodovias federais 364, 425, 174, 435, 421 e 429 em abril. Serão dois anos e meio de trabalho em mais de mil quilômetros de extensão, com investimentos que passam dos R$ 500 milhões.
Segundo o departamento, no trecho da BR-364, entre a divisa do estado com o Mato Grosso até Pimenta Bueno, a reforma de 196 quilômetros orçada em mais de R$ 100 milhões aguarda assinatura do contrato para começar.

Os trechos mais críticos, que devem começar a ser restaurados após o período de chuvas, se concentram na BR-435, BR-421 e 429. Na BR-435, antiga RO-399, que dá acesso a Pimenteiras do Oeste, 122 quilômetros serão restaurados. O orçamento está previsto em R$ 36 milhões.
Os mesmos problemas serão corrigidos na BR-421, que liga Ariquemes a Nova Mamoré, além da execução de serviços de reforço na base existente e a colocação de novo revestimento asfáltico. Nos 80 quilômetros o investimento será de R$ 20 milhões já liberados pelo Orçamento Geral da União. Na BR-429, um primeiro trecho de 35 quilômetros, próximo a Alvorada do Oeste, será restaurado por pouco mais de R$ 10 milhões.
Cratera na BR-364 abriu há um mês (Foto: Eliete Marques/G1)Cratera na BR-364, em Ariquemes, RO
(Foto: Eliete Marques/G1)
Apesar dos problemas constatados por quem passa pelas rodovias federais no estado, Diego Fernando da Silva, analista em infraestrutura de transportes do Dnit, afirma que mesmo com os projetos de recuperação parados, o Dnit manteve o trabalho de manutenção das rodovias. “Sempre ouve o contrato de manutenção e as empresas contratadas são obrigadas a manter as vias com condições de acesso”, explica o analista.
Outra rodovia importante, a BR-425, que dá acesso a Guajará-Mirim, deve passar por melhorias ainda sem prazo, já que a obra depende de um novo processo de licitação. A recuperação do trecho que começou em maio de 2011 foi abandonada pela empresa contratada em agosto do mesmo ano. "A empresa já foi multada e notificada", diz Silva.
De acordo com o Dnit, além da revitalização prevista, outras obras como a construção de ponte sobre o Rio Preto do Crespo, a duplicação da pista em Candeias do Jamari, a manutenção do trecho entre a travessia da balsa, em Abunã (RO) até a divisa com o Acre, também estão previstas para 2013.

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