MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de março de 2013

Desfile com cabelo 'bombril' foi 'crítica ao racismo', diz Ronaldo Fraga


Estilista mineiro é conhecido por polemizar nas passarelas.
Coleção foi mostrada na São Paulo Fashion Week na terça-feira (19).

Do G1, em São Paulo

Modelos desfilam coleção de Ronaldo Fraga durante a SPFW nesta terça (19) (Foto: AFP PHOTO/YASUYOSHI CHIBA)Modelos desfilam coleção de Ronaldo Fraga durante a SPFW nesta terça (19) (Foto: AFP/Yasuyoshi Chiba)
O estilista Ronaldo Fraga desfilou, na noite desta terça-feira (19), sua coleção para o verão de 2014 durante a São Paulo Fashion Week, que acontece no prédio da Bienal, na capital paulista. Tendo como inspiração o futebol de várzea e a cultura negra, o desfile ficou marcado pelo uso de palha de aço no lugar do cabelo das modelos.
As perucas, que foram idealizadas em parceria com o maquiador Marcos Costa, se tornaram alvo de um debate sobre racismo, que ganhou dimensão nas redes sociais. Por conta disso, Costa publicou um comunicado em sua página oficial no Facebook, nesta quarta, esclarecendo o assunto. "Nunca foi minha intenção ou de Ronaldo Fraga ofender ou discriminar quem quer que seja. A ideia para o look do desfile era ressaltar a beleza de cabelos que podem ser moldados como esculturas, não importando o fato de serem crespos. Depois de testarmos alguns materiais, o Ronaldo Fraga sugeriu a palha de aço. Foi também uma forma de subverter um preconceito enraizado na cultura brasileira. Por que o negro tem de alisar seus fios? Eles são lindos!", declarou.
Estilista Ronaldo Fraga dá palestra no 4º Cerrado Fashion Week, em Goiânia (Foto: Divulgação/CFW)Estilista Ronaldo Fraga (Foto: Divulgação/CFW)
Logo em seguida, Ronaldo Fraga divulgou um comunicado, por meio da página oficial de sua assessoria de imprensa no Facebook, em que diz: "O meu desfile é uma crítica ao racismo e ao preconceito que respinga até os dias de hoje. Em nenhum momento falo em homenagem. Voltei para um tempo em que o futebol, o tema que escolhi para esta coleção, deixava de ser um esporte exclusivamente branco, de elite, para se ajoelhar diante da ginga, da dança que os negros emprestavam da capoeira pra driblar o time adversário. Tomei como objeto de pesquisa este esporte como formação de identidade, de costumes e da história brasileira. Procurei, como em outras coleções, fazer uma análise crítica e analítica sobre a influência e apropriação do futebol pelo brasileiro."
Burburinho nas redes sociais
"Ronaldo Fraga fez uma 'homenagem' aos negros em um dos desfiles. Até aí ok, o problema é que eram brancos usando bombril na cabeça. (sério)" e "no meu próximo desfile todas as modelos virão c/ assentos sanitários na cabeça em homenagem aos estilistas brasileiros (leia-se Ronaldo Fraga)" foram algumas das frases publicadas no Twitter contra o desfile.
Já o ator Alexandre Nero, que está no ar na novela "Salve Jorge", defendeu a proposta do estilista. "Agora o gado acusa Ronaldo Fraga de racismo. Por causa de palha de aço eles ignoram o passado e a obra do cara. Ah, para que eu quero descer", escreveu em seu Twitter.
O estilista mineiro é conhecido por polemizar na passarela. Em 2009, por exemplo, Ronaldo Fraga convidou modelos da terceira idade e crianças para desfilar sua coleção. Eles carregaram pequenas lousas em que se liam palavras como “linda”, “formosa” e “amor”.
 Modelos desfilam coleção de Ronaldo Fraga durante a SPFW nesta terça (19) (Foto: AFP PHOTO/YASUYOSHI CHIBA) Modelos desfilam coleção de Ronaldo Fraga durante a SPFW nesta terça (19) (Foto: AFP/Yasuyoshi Chiba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário