MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de março de 2013

Criadores buscam maneiras de aumentar a produtividade de leite


Técnicos orientam pequenos produtores a melhorar o rebanho.
Através de financiamentos, eles investem também em tecnologia.

Do Globo Rural

A produção leiteira do sul do Pará está concentrada nas mãos de pequenos produtores. Para tratar o gado na cocheira, o produtor teria que aproveitar a época da chuva para produzir silagem. Quem não fez isso e não tem dinheiro para comprar, tem que se virar com o pasto seco e degradado.

Com a  ajuda dos técnicos, alguns produtores conseguiram aprovar um financiamento para comprar animais de melhor qualidade e equipar as salas de ordenha. Luis Fotes Junior, técnico agropecuário do Sebrae, é um dos responsáveis pela orientação dos produtores.

Paulo Maraiano ainda faz ordenha manual, mas investiu na melhoria do rebanho e hoje produz média de oito litros e meio por vaca por dia em plena seca. As vacas que produziam menos de cinco litros por dia foram descartadas e ele trouxe do sul de Minas Gerais vacas girolandas melhoradas através de inseminação.
Além disso ele teve que investir na produção de comida para as vacas. O pasto foi dividido em piquetes manejados com cerca elétrica. Ele também produz silagem de milho para alimentar o gado na seca. Com isso a família conseguiu investir num tanque de resfriamento para armazenar o leite e está aumentando o patrimônio.

A Embrapa Pecuária Sudeste também tem um programa para desenvolver a produção de leite no Brasil. Para mais informações escreva para: sac@cppse.embrapa.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário