MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de março de 2013

Concorrência entre pecuaristas na Exposição de Nelore de MT é acirrada


Ao longo da semana serão avaliados 224 fêmeas e 161 machos.
Evento é realizado há 16 anos e vai até a próxima sexta-feira (15).

Elaine Perassoli Do G1 MT

Pecuaristas de 25 municípios mato-grossenses e de outros três estados acompanham, desde a manhã deste sábado (9), o julgamento dos animais inscritos na Exposição Internacional de Nelore de Mato Grosso (Expoinel). O evento também já virou palco de discussão sobre os rumos da pecuária estadual.

Já no início do evento, a opinião de que a concorrência aumentou era unânime entre os participantes. "Acreditamos num ranking bem disputado. O benefício é um rebanho com melhor qualidade". Os produtores que inscreveram seus animais na Expoinel terão que participar de sete etapas para que seus animais recebam a pontuação necessária e disputem os títulos de 12 categorias de machos e fêmeas. Das 7 etapas, todos os expositores terão que participar da Expoinel (Cuiabá), Expoagro (Cuiabá), Exposorriso (Sorriso) e Exposul (Rondonópolis), as outras 3 são escolhidas por eles.
Realizado há 16 anos em Cuiabá, a Expoinel que acontece até a próxima sexta-feira (15), no Parque de Exposição Jonas Pinheiro contou, este ano, com 420 animais inscritos por 40 produtores de 25 municípios de Mato Grosso. Também participam do evento criadores de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Dos 420 inscritos, 385 preencheram os requisitos para continuarem o processo de julgamentos. Ao longo da semana serão avaliados 224 fêmeas e 161 machos.
O pecuarista Luis Antonio Felippe que coleciona prêmios diz que apesar da concorrência estar mais acirrada este ano, tem expectativa de levar mais alguns prêmios para casa. Felippe ressalta que a escolha bem feita no Ranking reflete no pasto e, consequentemente no bolso do criador. Experiente e dedicado ao melhoramento genético da raça Nelore, Felippe acrescenta que criador interessado em ter animais de qualidade no rebanho deve investir na fertilização in vitro, inseminação artificial e várias outras técnicas já utilizadas no mercado da reprodução animal.
Já Juscelino Dourado que começou a investir na criação de gado de elite faz apenas três anos, diz que nesta área é preciso ter duas estratégias. "Uma de ser um selecionador e a outra de interferir na qualidade do rebanho". Na opinião dele não basta apenas investir em genética e novas tecnologias, também é preciso ter uma gestão moderna e eficiente. "Somando todos estes fatores fica mais fácil ter um pouco de rentabilidade. Esta também é a receita para conquistar vários prêmios em apenas três anos".
Problemas - Quem vê a descontração e alegria dos pecuaristas que participam e assistem aos julgamentos, não faz ideia das dificuldades que enfrentam no cotidiano. Divadir De Pieri Júnior que já conquistou o troféu de melhor expositor nos últimos três anos, conta que o acesso às linhas de crédito tem sido um dos principais problemas para o setor.
Felippe acrescenta nesta lista, vários outros itens como preço alto dos grãos, baixo valor da arroba e aumento do custo de produção. "O resultado destas dificuldades aparecem ao longo do tempo. O abate de fêmeas que leva a redução do rebanho já foi constatado nos números de 2012".
Já para Juscelino o que falta é uma estrutura de comercialização. Ele defende a utilização de mercado futuro. "Para isso precisamos ter boas condições de comercialização". A relação entre pecuaristas e frigoríficos sempre foi considerada um dos principais problemas do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário