MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de março de 2013

'Comida di buteco' prestigia gastronomia dos bares de Belém

Cidade participa do concurso pelo terceiro ano consecutivo.
Projeto busca a valorização da comida de raiz.

Do G1 PA

Com receita de peixe, Bar do Gugu vence o "Comida di buteco" 2012, em Belém (Foto: Divulgação/Comida di Buteco)Com receita de peixe, Bar do Gugu venceu o
"Comida di buteco" 2012, em Belém
(Foto: Divulgação/Comida di Buteco)
Belém recebe em 2013 mais uma edição do 'Comida di Buteco', concurso criado no ano 2000 pelo chef Eduardo Maya para valorizar a cozinha de raiz no Brasil. A disputa será entre os dias 12 de abril e 05 de maio, em 16 cidades de todo o Brasil. Esta será a terceira vez que a competição é realizada em Belém, buscando eleger a melhor experiência gastronômica entre os 16 bares e botecos da cidade que participam do concurso.
Para ser campeão, não basta fazer o melhor petisco: os jurados do concurso avaliam vários critérios, como a higiene, o atendimento e a temperatura da bebida. Segundo a organização, todos estes quesitos são um complemento para o sabor do alimento, que tem um peso maior na avaliação. O público também poderá participar, votando nos bares que participam do concurso e ajudando na escolha do ganhador.
Tema nacional
O desafio dos chefs será preparar pratos com o tema "mandioca e linguiça", dois alimentos bem brasileiros. "Eu acredito que o nível vai ser elevado não só no Pará, porque a mandioca é um produto brasileiro, assim como o mulho no resto da América do Sul e o trigo na Europa. O Brasil inteiro consome muita farinha", explica Eduardo Maya, que garante: apesar da familiaridade com os ingredientes, a competição não será fácil: "Quando divulgamos o tema todo mundo pensou que seria fácil, mas o desafio é sair do óbvio. Os participantes vão ter que criar coisas novas, porque não podem entrar no concurso pratos que já estão nos cardápios", disse.
"A palavra boteco não é perjorativa, é carinhosa. Hoje, é muito mais fácil valorizar o trabalho de um chef em um restaurante famoso, mas descobrir um cara no subúrbio, ver a comida dele e dizer que é boa, isso é o grante barato. É uma democratização total", exalta Eduardo.

Um comentário:

  1. A data do evento está errada, tem como conseguirmos uma errata? O Comida di Buteco será de 12 de abril a 05 de maio. Obrigada.

    ResponderExcluir