MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de março de 2013

Cidade do PI faz carnaval na Semana Santa com reprovação da igreja


Carnaval fora de época já acontece há 17 anos, diz organização do evento.
Evento desqualifica o verdadeiro significado da Semana Santa, diz Igreja.

Do G1 PI

Festa leva multidão à principal avenida da cidade de Esperantina (Foto: Gil Oliveira/G1)Festa leva multidão à principal avenida da cidade de Esperantina (Foto: Gil Oliveira/G1)
A cidade de Esperantina, localizada a 179 quilômetros de Teresina, ao Norte do Piauí, será o local para um carnaval fora de época que acontece tradicionalmente sempre no período em que os católicos comemoram a Semana Santa. Para a organização do evento, a festa já é tradicional no município e acontece há 17 anos neste período, mas a folia é vista com tristeza pelos católicos da cidade.
O EsperantinaFest 2013 acontece no período de 29 a 31 de março, com apresentação de bandas e arrastões com trios elétricos. O evento é organizado pela iniciativa privada com o apoio da Prefeitura Municipal.
“Teremos uma grande estrutura, com bandas realizando dois arrastões com trio elétrico puxando a multidão de foliões do Blodo Du Pirata, com camarote vip e a concentração em um clube da cidade, com bebida liberada”, disse Fagner Santos, diretor de marketing do Bloco Du Pirata.
Para o coordenador da diocese de Esperantina, padre Hernesto Pereira, a festa é vista igreja com tristeza e vergonha. “Está é uma cultura que não é bem vista pela igreja. Este tipo de evento durante uma data santa só evidencia tudo o que o mundo faz para desqualificar a família”, disse o pároco.
Segundo o padre o período da Semana Santa deveria servir para os filhos de Deus celebrar a ressureição de Cristo, através de boas ações. “A sexta-feira da paixão ficou para relembramos os sofrimento de Jesus e valorizarmos os seus ensinamentos”, afirmou padre Hernesto.
O religioso também afirma que a igreja Católica da cidade já tentou falar com os gestores da cidade para transferir o carnaval fora de época para outra data, mas ainda nada foi feito. “A gente vê isso com tristeza, para os próximos anos vamos tentar falar com o promotor do município para ver o que pode ser feito”, disse Hernesto.
Para o período da semana, que acontece a partir domingo (24) ao domingo (31), a Igreja Católica de Esperantina também preparou uma programação especial para o evento. Segundo o padre Hernesto, começam no domingo de ramos, dia 24.
Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu em Esperantina do Piauí (Foto: Gil Oliveira/G1)Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu em Esperantina do Piauí (Foto: Gil Oliveira/G1)
Programação do Carnaval
A programação da festa começa as 0h do sábado (30), no chamado pela igreja católica de ‘Sábado de Aleluia’ com animação das bandas: Marreta You Planeta, Thiaguinho e Banda e Banda Pilera.
Ainda no sábado, a segunda concentração do bloco acontece a partir das 14h com a banda Dipileki.  A partir das 18h, acontece o primeiro arrastão com trio elétrico comandado pela banda Phaphirô, com desfile dos foliões do bloco pela Avenida Petrônio Portela. Às 21h, outro trio elétrico com Capilé e Banda faz o arrastão com o pessoal da pipoca. A festa no sábado conta ainda com os grupos, Banda Pilera, e Thiaguinho e Banda.
Para o domingo de Páscoa (31), será realizada as 14h a feijoada do bloco e apresentação da Banda Pileque Show. No mesmo dia, às 18h o cantor Jheremmias comanda o trio elétrico com mais um arrastão dos foliões do bloco. O segundo trio elétrico que percorrerá a avenida terá a apresentação da banda Nairê. Para finalizar a folia, a banda Dipileki vai encerrar o EsperantinaFest de 2013.

Para produção do evento, a festa além de levar alegria à população, aquece o comercio e turismo na cidade durante o feriado da Semana Santa. Já a Prefeitura da cidade, estima mais de 75 mil pessoas participarão da festa, que será realizado na principal avenida da cidade. Além dos foliões na festa, a Prefeitura também espera um grande número de pessoas visitando a Cachoeira do Urubu, ponto turístico da cidade.
Programação sacra
Domingo, dia 24 de março: Missa de ramos
Segunda-feira, dia 25 de março: Missa litúrgica
Terça-feira, dia 26 de março: Missa litúrgica
Quarta-feira, dia 27 de março: Via Sacra
Quinta-feira, dia 28 de março: Missa do Lava Pés
Sexta-feira da Paixão, dia 29 de março: Procissão do Senhor Morto e Missa da Paixão
Sábado, dia 30 de março: Batismo Coletivo
Domingo de Páscoa, dia 31 de março: Canto da Aleluia e Batismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário