MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de março de 2013

Casos de hanseníase crescem entre jovens no interior do Acre


Doença tem atingido jovens com menos de 20 anos em Cruzeiro do Sul.
Secretaria de Saúde prepara campanha no município.

Genival Moura Do G1 AC

hanseníase (Foto: Genival Moura/G1)Hanseníase atinge jovens no município
(Foto: Genival Moura/G1)
A Secretaria Municipal de Saúde, de Cruzeiro do Sul (AC) divulgou por meio do programa de hanseníase, que mais de 50% dos novos casos da doença notificados nos últimos quatro anos, estão em pessoas com menos de 20 anos de idade. Das 104 pessoas acometidas, 53 delas têm entre 5 e 20 anos. Em 2012, Cruzeiro do Sul, que tem menos de 80 mil habitantes, registrou 26 novos casos da doença.
Segundo Eliane Gonçalves da Silva Néri, coordenadora do programa municipal de hanseníase, a maioria das vítimas se encaixa na faixa etária entre 35 e 49 anos, mas ultimamente, os diagnósticos positivos têm se revelado em pessoas mais jovens. “A hanseníase não vem para cor, sexo, ou classe social, mas acaba atingindo quem tem baixa imunidade, alimentação ruim e que não observa alguns métodos de higiene”, explica.
A coordenadora diz que a preocupação está desencadeando uma campanha do Ministério da Saúde, de combate à hanseníase e à verminose, com o objetivo de identificar casos suspeitos de ambas as doenças, em estudantes de escolas públicas em todo país, com idade entre 5 a 14 anos.
“Aqui em Cruzeiro do Sul vamos percorrer a partir do próximo mês, as escolas e com a ajuda dos pais, construir um mapa de cada criança e adolescente com manchas no corpo. Aqueles casos suspeitos vamos encaminhar ao médico e os demais receberão medicamentos para verminose”.
A coordenação de hanseníase informou que o Ministério da Saúde, não admite a presença da doença em pessoas tão jovens, principalmente crianças que deveriam estar protegidas com a vacina BCG, aplicada nos primeiros dias de vida.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o coeficiente de prevalência da hanseníase corresponda a menos de dez casos por cada 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário