MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de março de 2013

Caruaru ganha polo de distribuição de cana para alimentar o gado



Recurso vem sendo usado durante a seca na região Nordeste.
Meta é distribuir 90 toneladas do produto para 12 municípios da região.

Do G1 PE

Está funcionando em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, mais um polo de distribuição de cana-de-açúcar para alimentar animais. O recurso tem sido usado emergencialmente durante a seca. A inauguração do ponto aconteceu nesta sexta-feira (22). A expectativa é de que saiam de lá 90 toneladas por dia do produto para 12 municípios da região. No estado foram criados outros cinco polos, em Garanhuns, São Bento do Una, Surubim, Itaíba (Agreste) e Arcoverde (Sertão).
Antes da instalação dos polos, muitos animais morreram de fome por causa da seca. Desde que o governo do estado passou a oferecer o produto de graça, os interessados precisavam ir buscar a cana no engenho Laje Grande, em Catende, na Zona da Mata Sul. Os moradores de Altinho, no Agreste, reclamam que o local é distante do ponto onde criam o gado. “Dá uns trinta e poucos quilômetros, é uma distância muito grande e tem muita gente invadindo. Saía de manhã, quando chegava para carregar eram três horas da tarde”, conta o criador João Joaquim Sobral.

Outra queixa era o preço do frete para transportar os caminhões carregados com cana. “Custa R$ 1.200, R$ 1.300. Fica difícil para a gente trabalhar”, diz o criador Adeílson Macedo.
O governador Eduardo Campos esteve na estação experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Caruaru, para inaugurar o polo de distribuição de cana. “Nós vamos ter aqui a cana e o milho da Conab. As pessoas vêm com os caminhões, às vezes da prefeitura, às vezes das cooperativas, do conselho, com data marcada, e levam essa ração para que a gente segure a cabeceira desse rebanho, tanto da bovinocultura quanto da caprino-ovinocultura”, afirma o governador de Pernambuco Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário