MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de março de 2013

Câncer de mama é tema de exposição fotográfica em Belém

‘De peito aberto’ relata exemplos de superação da doença.
Mostra acontece até o dia 10, no shopping da avenida Padre Eutíquio.

Do G1 PA

Uma exposição fotográfica exibe pela primeira vez, em Belém, o exemplo de mulheres que enfrentaram o câncer de mama e superaram a doença. As imagens da mostra “De peito aberto”  foram feitas pela jornalista Vera Golik e pelo fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi, e ficam expostas até o próximo domingo (10), em um shopping localizado na avenida Padre Eutíquio, no bairro de Batista Campos.
Exposição mostra histórias de mulheres que superaram o câncer (Foto: Hugo Lenzi/Divulgação)Exposição mostra histórias de mulheres que superaram o câncer (Foto: Hugo Lenzi/Divulgação)
A exposição conta com 34 painéis de imagens e textos, que ajudam a desmistificar a doença e levantar a autoestima da mulher em cada fase do câncer. O trabalho já percorreu diversos países, e é a primeira vez que é apresentado na região norte do Brasil.
De acordo com Vera Golik, a ideia do projeto surgiu quando ela e o fotógrafo Hugo Lenzi vivenciaram casos de câncer nas próprias famílias. “Em 2000, na mesma semana, soubemos que minha irmã Andrea e meu irmão Peter estavam com câncer. Minha mãe, Dagmar, também recebeu o diagnóstico da doença alguns meses depois”, conta a jornalista. Para ela, criar o projeto foi a forma encontrada para transformar a experiência pessoal em algo ativo que sensibilize e ajude outras pessoas.
A exposição foi lançada no ano de 2006, e relata a histórias de 50 mulheres e um homem que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer de mama, além de depoimentos de médicos e profissionais de saúde que tratam a doença.
Os painéis da exposição retratam as emoções vividas por essas pessoas em cada etapa do câncer: a descoberta, o processo, o apoio e a superação. “Nosso desafio foi registrar o universo feminino sob uma perspectiva mais humana e sensível e mostrar um novo aspecto a ser trabalhado. Um alerta, um apelo, para que os profissionais de saúde enxerguem na paciente não apenas a doença, mas o ser humano completo”, conta Lenzi.
Serviço
A  mostra"De peito aberto" fica em exposição até o próximo dia 10 de março, no hall do shopping, no horário de 10h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário