MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de março de 2013

Câmara Setorial do Mel discute no DF a crise dos apicultores do Nordeste


Seca dos últimos meses dizimou milhares de colmeias.
Ministério da Agricultura aguarda as propostas para se manifestar.

Do Globo Rural
 A região Nordeste responde por 40% da produção nacional de mel. Só que a seca dos últimos meses dizimou milhares de colmeias. Em Brasília, representantes da cadeia produtiva se reuniram para discutir medidas para amenizar o problema.
Vinícius de Carvalho é apicultor em Xorozinho, no Ceará. No passado, ele chegou a produzir cinco toneladas de mel por safra. Mas, este ano, por causa da seca, ainda não tirou uma gota de mel. “É um problema muito sério. Acredito que muitas pessoas tenham que abandonar a atividade porque não têm mais o que fazer”, lamenta o agricultor.
Segundo a Confederação Brasileira da Apicultura, em todo o país, um milhão de colmeias foram abandonadas pelas abelhas em 2012, por falta de alimento. Com os cajueiros secos por causa da estiagem, não houve flores e as abelhas desapareceram.
Na empresa de Thiago Gama, que fica em Picos, no Piauí, as vendas para os Estados Unidos e Alemanha caíram 85% em 2012 em relação ao ano anterior. “Foram 85% de baixa na produção e na exportação consequentemente. As exportadoras de mel do Nordeste dependem 100% do mel produzido no Nordeste”, conta o empresário.
Os representantes do setor produtivo pedem ao governo a renegociação das dívidas dos apicultores, com prazo longo de pagamento e juros baixos. Outra reivindicação é a abertura de novas linhas de crédito para recuperação da apicultura no Nordeste.
“Precisamos de ações imediatas para recuperar as colmeias perdidas por causa da estiagem e renovar a capacidade de investimento dos agricultores através de linhas de crédito”, declara o presidente da Confederação Brasileira da Apicultura, José Cunha.
O Ministério da Agricultura vai aguardar as propostas do setor para manifestar. A Câmara Setorial do Mel deve elaborar um documento com as reivindicações. O Ministério da Agricultura aguarda as propostas para se manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário