Marca recebe homologação para o Inovar-Auto, mas mantém preços.
Mercedes-Benz e BMW já anunciaram redução nos valores dos carros.
Audi A3 Sportback (Foto: Eric Piermont/AFP)
A agenda do presidente da Audi do Brasil, Leandro Radomile, está mais
uma vez ocupada com viagens à Alemanha, para negociar com a matriz os
próximos passos da marca alemã no país, que envolvem uma possível
produção local. De acordo com o executivo, que embarca nesta
segunda-feira (18), serão discutidos na Alemanha mix de produtos para
este ano, preços de cada modelo e uma possível produção nacional, seja
em uma fábrica da Volkswagen ou uma própria. A definição está prevista
para abril. "Por enquanto, os preços serão mantidos", afirma Radomile.No caso da Audi, o teto estabelecido foi de 3.900 veículos por ano. Considerando que deva importar em 2013 cerca de 7.500 carros, o presidente da Audi acha a cota suficiente, no entanto, a montadora terá de avaliar o negócio para compensar o IPI maior para as unidades que passarem da conta. "Já é um investimento para a Audi trazer esses carros fora da cota. Então, vamos avaliar o mix de produtos para ver se algum preço será alterado para equilibrarmos esta conta e trabalharmos com valores competitivos", ressalta Leandro Radomile.
Enquanto isso, a divisão de automóveis da Mercedes-Benz já anunciou a redução entre 9,49% e 24,28% no valor de seus produtos. A BMW também divulgou em comunicado que no caso do modelo de entrada 116i, o valor passou de R$ 104.950 a R$ 89.950. Já os modelos BMW Série 6 Coupé e BMW Série 6 Cabrio tiveram os preços reduzidos em 32%. A Porsche, no entanto, alterou para baixo apenas os preçps dos modelos Cayman e Cayman S, sendo que o resto da linha ficou com a tabela inalterada.
A homologação da Audi no Inovar-Auto foi a mais demorada, inclusive, porque o governo brasileiro exigiu o fim das sinergias que a marca mantinha com a Volkswagen do Brasil, outra marca do Grupo VW.
Fábrica será decidida até abril
Até abril, as viagens de Radomile à Alemanha serão frequentes. O tema das reuniões ficará concentrado na avaliação de uma produção brasileira, o que é bem possível. Para o executivo, a chance de o Audi brasileiro sair de uma das fábricas da Volkswagen é grande, pois seria menos custoso para o grupo fazer apenas a adaptação de uma linha.
Mesmo assim, a produção separada não foi descartada. "Até o final de abril teremos uma posição da matriz, mas não que ela se torne pública de imediato. Temos que analisar bem as regras do Inovar-Auto e esperar que o governo defina regras que ainda faltam no programa", destaca o executivo sobre as dificuldades para o próprio governo estabelecer as definições para os invetimentos.
"Se compensar a produção local, vamos fazer. Mas isso só acontecerá se tivermos uma perspectiva de produção viável e sustentável", reforça. Entre 2000 e 2006, a Audi chegou a produzir o hatch A3 na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR). No caso de uma nova produção, seria também de modelos derivados da plataforma MQB, a mesma do A3 e do Golf.
Concorrentes com fábricas anunciadas
A produção local livra as empresas da cota de até 4.800 veículos de importação por ano sem incidência de 30% do IPI. No caso, a BMW foi a primeira marca de luxo a anunciar planos para construir uma fábrica no Brasil, em investimento inicial de 200 milhões de euros. A Land Rover também divulgou que avalia a construção de uma fábrica no país. No caso da Porsche, que trabalha com um nicho de mercado restrito com volumes menores em todo o mundo, não há interesse em uma produção brasileira.
"Os maiores compradores de Porsche são China e Estados Unidos, lugares onde não tem fábricas. Por que a Porsche teria interesse em produzir no Brasil? Não faz sentido", explicou o presidente da importadora oficial da marca no país, a Stuttgart Sportcar, Marcel Visconde.
Mercado em queda
As vendas de carros importados fecharam fevereiro com 7.185 unidades emplacadas, o que equivale a uma queda de 16,7% contra janeiro deste ano, quando foram vendidas 8.626. Na comparação com fevereiro de 2012, a retração chega a 31,1%, já que no período foram importados 10.427 carros. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (18) pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva).
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