MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Zé Pereira, tradicional bloco caricato, protesta no carnaval de Ouro Preto


Grupo fundado em 1867 completa 146 anos neste ano.
Bloco é considerado marca do processo histórico-cultural.

Alex Araújo Do G1 MG, em Ouro Preto

O mais tradicional bloco caricato do carnaval de Ouro Preto, Zé Pereira dos Lacaios, com 146 anos de história, movimentou as ladeiras com bonecos gigantes e coloridos na noite deste domingo (10). Só que desta vez, além da alegria e irreverência dos participantes, o Zé Pereira fez um protesto. O motivo: na noite deste sábado (9), durante a realização de um show, na Praça Tiradentes, os integrantes do bloco não conseguiram atravessar o local, e teve o trajeto interrompido.
Zé Pereira dos Lacaios (Foto: Alex Araújo / G1)Zé Pereira dos Lacaios (Foto: Alex Araújo / G1)
Nesta noite, antes de passarem pela praça, o grupo ficou em silêncio, por alguns minutos, de costas para o palco. Os organizadores do carnaval pediram desculpas pelo incidente da noite anterior e o bloco seguiu o itinerário que também deveria ter sido feito na noite de sábado.
A professora universitária aposentada Deolinda dos Santos, 63, disse que desfila desde pequena e que esta tradição começou com o bisavô, o avô, o pai e o irmão dela, Salvador Gentil, que é o atual presidente do grupo. “O Zé Pereira é a marca do processo histórico-cultural do carnaval ouro-pretano”, definiu Deolinda.
Ainda segundo ela, a marcha carnavalesca contou com instrumentos como clarins, taróis, caixas e bumbos. Deolinda contou também que o Zé Pereira dos Lacaios é o único bloco caricato do Brasil que mantém a tradição portuguesa de desfilar durante o carnaval. “O grupo só deixou de sair durante a Iª e a IIª guerras mundiais”. O vice-presidente do grupo, Hilton Sales, 62, disse que o bloco contou com 12 bonecões e 76 instrumentistas.
Boi abre caminho para desfile do Zé Pereira dos Lacaios (Foto: Alex Araújo / G1)Boi abre caminho para desfile do Zé Pereira dos Lacaios (Foto: Alex Araújo / G1)
E tanta tradição também atraiu os jovens. Para os estudantes Samuel Camilo Gonçalves, 13, e Felipe Augusto de Souza Veiga, 14, desfilar no Zé Pereira traz alegria e muita animação à vida. Samuel toca há quatro anos na banda e Felipe está na segunda experiência. Durante o carnaval deste ano, o Zé Pereira dos Lacaios vai desfilar por quatro vezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário