MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Visita a colônia com mais de 11 mil pinguins é atração no sul do Chile


Pinguineira fica a cerca de uma hora da cidade de Punta Arenas.
Animais podem ser observados, mas não têm contato com humanos.

Eduardo Carvalho Do G1, em Punta Arenas

Pinguins na pinguineira de Punta Arenas, no Chile (Foto: Eduardo Carvalho/G1)Pinguins-de-magalhães na costa de Punta Arenas, no Chile (Foto: Eduardo Carvalho/G1)
Um dos passeios marcantes de Punta Arenas, no sul do Chile, é a visita à colônia de pinguins-de-magalhães que vivem nos arredores do Seno Otway -- um canal vizinho ao Estreito de Magalhães, a passagem natural e navegável entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
O visual da costa, ao redor da colônia, é impressionante: águas represadas do Pacífico e uma cadeia de montanhas, com nuvens no topo, fazem bem aos olhos.
Estima-se que a colônia abrigue uma população de 11 mil pinguins.
Para chegar até eles, é preciso percorrer uma trilha feita com pedaços de madeira, com placas indicativas sobre espécies de vegetais existentes na área.
Mirantes foram construídos em alguns pontos da região, para facilitar a visualização da orla. A dica é levar binóculos e usar o zoom da câmera fotográfica para tirar boas fotos.
Pinguins na pinguineira de Punta Arenas, no Chile (Foto: Eduardo Carvalho/G1)Pinguins caminham por trilha na pinguineira (Foto: Eduardo Carvalho/G1)
Mas quem quiser ver as aves de perto – e todos querem -- precisa se aproximar da praia, que é cercada para evitar o contato de humanos com as aves.
Antes de chegar a uma construção própria para observação, é possível visualizar alguns espécimes em seus ninhos ou atravessando trilhas tranquilamente, fascinando os turistas com seu andar desengonçado.
Visitantes na pinguineira de Punta Arenas, no Chile (Foto: Eduardo Carvalho/G1)Visitantes em um dos pontos de observação da pinguineira (Foto: Eduardo Carvalho/G1)
Segundo o guia Hector Guaicul, cerca de 800 pessoas visitam todos os dias a colônia. Cruzeiros também passam pela região e os visitantes, que chegam a ser 2.500 por dia, também param na colônia.
Por volta das 18h, é possível acompanhar centenas de pinguins que brotam das águas e retornam para a terra. Eles seguem trilhas em meio à vegetação em busca de seus ninhos. É nesse momento que casais de aves se reencontram e buscam por seus filhotes, ainda dependentes dos pais para alimentação.

Como chegar
Punta Arenas é a maior cidade localizada antes do continente antártico. A viagem de lá até a região costeira que abriga a colônia dura pouco mais de uma hora. O trajeto inclui estradas de asfalto e de terra (com muitos pedregulhos que fazem tremer qualquer tipo de veículo).
Para chegar ao local, é possível utilizar um micro-ônibus que sai de frente da praça Muñoz Gamero, no centro de Punta Arenas, ao custo de 8 mil pesos. É preciso pagar 1.500 pesos chilenos para entrar na área protegida que abriga a colônia, mais 5.500 pesos para visitar a pinguineira. Convertendo os três valores para o real, a soma do passeio passeio custa em torno de R$ 63.
Ao longo do caminho pela paisagem plana com vegetação rasteira e clima oscilante, é possível observar outros animais, como lebres, gaviões-carcará, além de muitas ovelhas.

Passeio pelo Brasil
O pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) é uma ave sul-americana que vive em regiões frias, muitas vezes com temperatura abaixo de zero. Essa espécie pode ser encontrada na costa chilena e na argentina, mas também é vista com frequência nas praias brasileiras, durante o processo migratório pelo Oceano Atlântico.
Pinguim na pinguineira de Punta Arenas, no Chile (Foto: Eduardo Carvalho/G1)Pinguim na pinguineira de Punta Arenas, no Chile (Foto: Eduardo Carvalho/G1)
Eles vêm em busca de correntes de águas mais quentes e maior oferta de alimentos, podendo ser avistados normalmente na costa da Bahia, Alagoas e Pernambuco. No entanto, derramamentos de óleo e redes de pesca irregulares ameaçam a vida da espécie em território nacional.
A incubação dos ovos da fêmea do pinguim leva de 38 a 42 dias. Os ninhos são feitos em tocas, nas quais pai e mãe cuidam dos filhotes. Como se reproduzem em colônias numerosas, os animais se localizam pelo timbre de voz. Cada pinguim tem uma vocalização diferente. Os filhotes saem do ninho com 70 dias e vão para o mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário