MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Vencedora do carnaval de Porto Alegre sairá da segunda noite


Restinga e Imperadores estão entre as favoritas para levar o título em 2013.
Imperatriz e Império também surpreenderam o público no Porto Seco.

Caetanno Freitas Do G1 RS

 
Montagem com as musas do carnaval de Porto Alegre (Foto: Montagem sobdre fotos de Jessica Mello/G1 e Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre)Musas brilharam na segunda noite do Porto Seco
(Foto: Montagem sobdre fotos de Jessica Mello/G1
e Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre)
Com capricho nas fantasias e nas alegorias e torcida nas arquibancadas, as cinco escolas que passaram pelo Porto Seco entusiasmaram e deixaram uma certeza: a vencedora do carnaval 2013 de Porto Alegre sairá da segunda noite de desfiles.
A sincronia e o cuidado com os detalhes também chamaram a atenção na madrugada deste sábado (9) para domingo (10). Com pouca chuva, as cinco escolas que passaram pela avenida mostraram que folia bem feita é aquela que se faz de coração e com planejamento.
A primeira a passar foi o Estado Maior da Restinga, a partir das 23h, em busca do terceiro título consecutivo. Na sequência, o público acompanhou o Império da Zona Norte, os Embaixadores do Ritmo, a Imperatriz Dona Leopoldina e, encerrando os festejos, os Imperadores do Samba. Torcedores lotaram as arquibancadas com cartazes, balões e gritos de guerra.
A apuração do carnaval será na terça-feira (12), a partir das 16h, com transmissão da RBS TV e do G1.
Confira os destaques do segundo dia de desfiles no Porto Seco
Estado Maior da Restinga
Em busca do tricampeonato do carnaval de Porto Alegre, a Restinga animou o público desde o primeiro minuto de desfiles no segundo dia de Porto Seco (veja os melhores momentos do desfile ao lado). Ao entrar na avenida para falar sobre as superações do dia a dia, a escola levantou as arquibancadas com seu famoso grito "Tinga, teu povo te ama!". Com algumas paradinhas da bateria, os fãs mostraram que estavam com o samba na ponta da língua, sendo os próprios intérpretes da escola.
Além do público, outro destaque da Restinga foi a presença de cadeirantes, tanto nas alas de chão, quanto nos carros alegóricos. No terceiro, um deles fez diversas acrobacias, chegando a passar por cima de uma das integrantes do carro. Os dois, junto com outros quatro que desfilaram, fazem parte do grupo de dança sobre rodas "Corpo em Movimento", de Niterói, Rio de Janeiro, e vieram especialmente para o desfile no Porto Seco.


Império da Zona Norte
O Império da Zona Norte apostou na história de dois ídolos da torcida colorada: Fernando Carvalho e Vitorio Piffero (veja os melhores momentos do desfile ao lado). Os ex-dirigentes do clube estavam eufóricos na avenida e não conseguiam conter a alegria com a homenagem. Camisetas e bandeiras do colorado figuraram nas arquibancadas do Porto Seco e agitaram o público.
Carvalho e Piffero eram pura alegria. Nem a chuva que começou em meio ao desfile atrapalhou. Em cima da terceira alegoria, os ex-dirigentes colorados cantavam o samba-enredo que os homenageia. Uma bola de futebol enorme girava ao lado da taça do Mundial de Clubes de 2006, seguido pelo escudo do Internacional. Na dianteira, um rolo compressor ressaltava o time que vestiu a camiseta colorada na década de 1940 e conquistou oito estaduais em nove anos.
O último carro alegórico trouxe o tabu-bola, mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, e uma réplica da taça da competição acima, conquistada pela Seleção Brasileira em 2002. A alegoria fazia referência ao Beira-Rio, estádio escolhido pela Fifa para sediar três jogos da Copa.


Embaixadores do Ritmo
Com o chamado bombo leguero, a família Fagundes ditou o ritmo dos Embaixadores do Ritmo no terceiro desfile do Grupo Especial do carnaval de Porto Alegre (veja os melhores momentos do desfile ao lado).
Neto, Ernesto, Bagre e Nico Fagundes se apresentaram com a escola para comemorar os 30 anos do "Canto Alegretense" e homenagear o município gaúcho. Tradição e samba se uniram na avenida em busca do título do carnaval de 2013.
No abre-alas, dois ursos, símbolos da escola, deram boas-vindas ao Porto Seco. O samba-enredo envolvente cativou o público nas arquibancadas que cantou junto com os Embaixadores. O último carro da escola foi um dos mais animados na avenida. Dois gaudérios guardavam cada ponta da alegoria com a bandeira do Rio Grande do Sul. O carro homenageou o programa Galpão Crioulo, da RBS TV, e a família Fagundes.

Imperatriz Dona Leopoldina
Com um desfile cheio de mística, coreografias e fantasias muito bem elaboradas, a Imperatriz Dona Lepoldina, a penúltima escola a passar pela avenida neste domingo (10) no Porto Seco, se candidatou ao título do carnaval em 2013 (veja os melhores momentos do desfile ao lado). O samba-enredo da escola foi traduzido categoricamente pelos carros alegóricos e alas indígenas que se exibiram no Complexo. A Imperatriz mostrou esforço e dedicação na avenida e ofereceu um desfile impecável ao público.
O abre-alas impressionou pela grandeza. O carro lembrava uma selva e estava cercado de índios e uma fumaça que se assemelha ao estado primitivo da natureza antes de ser explorada pelo homem. No momento em que o mestre-sala, Ulisses, e a porta-bandeira, Daiane, se apresentavam para os jurados do Porto Seco, um círculo foi formado em volta deles, como se tivessem invadido uma tribo e estivessem, naquele momento, aprisionados pelos indígenas em meio à selva, ameaçados por flechas em todos os lados. .

Imperadores do Samba
 A Imperadores do Samba estremeceu o Porto Seco no último desfile do Grupo Especial de Porto Alegre (veja os melhores momentos do desfile ao lado). As arquibancadas ainda estavam lotadas à espera da escola e o público foi ao delírio às 4h20 deste domingo (10). Decidida a falar sobre mulheres, maquiagem, cores e fascinação, a Imperadores ofereceu um legítimo espetáculo na avenida e poderá repetir 2009, quando sagrou-se campeã do carnaval com um enredo sobre o centenário do Internacional.
Os destaques do desfile foram o carro abre-alas, com o realismo e a perfeição dos Leões do Egito Colossal, e a agilidade dos bailarinos na trasição de posições. Um dos momentos mais marcantes foi o movimento realizado pela bateria da escola. Em vez de passar pelo local e voltar, como a maioria das escolas fazem, o grupo entrou direto no “casulo” e houve uma inversão de posições. E tudo isso sem deixar espaços vazios na avenida para não correr risco de perder pontos. Na saída do recuo, a mesma lógica invertida. Um belo movimento a ser destacado, além das frequentes “paradinhas” para animar o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário