MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Veja como é a produção industrial de palmito de pupunha


Mercado do produto está em expansão. Palmito passa por rigoroso controle de qualidade antes de chegar nas lojas.

G1 PA
Antes de chegar na mesa do consumidor, o palmito tirado da pupunheira precisa ser processado. Ele chega ainda com casca nas indústrias de alimento, e o primeiro passo é o que se chama de "batalho", ou seja, retirar as bainhas, que são as capas de proteção da árvore.
A próxima etapa é o refino, que é a retirada dos últimos resíduos que cobrem o palmito. Depois é a hora do corte, um processo de seleção em que o alimento é separado em pedaços. Em seguida, o palmito é colocado em um recipiente de vidro com água, sal e ácido cítrico para evitar a contaminação.
O vidro fechado é colocado em alta temperatura, o que serve para cozinhar o palmito e garantir o vácuo da embalagem. Graças a este processo, é possível utilizar o produto por aproximadamente um ano e meio.

Depoius de todos esses procedimentos, o palmito fica em quarentena por quinze dias. Após este prazo, o produto é analizado em laboratório, e só depois da certificação de que está pronto para o consumo é que o palmito é liberado para comercialização.
Crescimento
Desde 2007 esta indústria de alimentos produz palmito extraído da pupunheira. A empresa mantém um plantio com um milhão de palmeiras, e ainda compra matéria-prima de cinco agricultores da região, e ainda assim a oferta não é suficiente para atender a demanda - o palmito da pupunheira caiu no gosto dos clientes, e há pedidos de todo o país.

O mercado do palmito está em plena expansão. Nesta empresa o rendimento do palmito deste tipo é considerado muito bom, com renovação da produção mais rápida que o palmito tradicional, extraído do açaizeiro, e qualidade idêntica em termos de sabor, com o detalhe que o palmito de pupunheira costuma ser mais doce

Nenhum comentário:

Postar um comentário