MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Valorização de grãos causa aumento nas vendas de máquinas agrícolas


Agricultores têm de esperar dez meses para receber as máquinas no PR.
Negociações cresceram uma média de 30% em loja da região de Cascavel.

Do Globo Rural

A valorização de grãos como soja e milho causou aquecimento no comércio de máquinas agrícolas. No Paraná, o aumento do número de agricultores interessados em renovar a frota provocou uma espera de até dez meses para a entrega dos veículos.
Em janeiro, a venda de máquinas agrícolas bateu recorde no Brasil. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nesse período foram comercializadas 5.859 unidades. O aumento nas vendas provocou uma longa espera para a entrega ao produtor. Em alguns casos, como o do pulverizador, a espera pode chegar a 10 meses.

Em uma loja da região de Cascavel, no Paraná, as negociações registram crescimento de uma média de 30%. “A gente vendia em torno de 120 a 130 tratores por ano. A gente chegou agora, no último ano, a 200 tratores”, diz o gerente de vendas Odail Moraes.
O agricultor Wilson Vargas comprou comprar três máquinas novas. "Investimos em uma colheitadeira, um trator e uma semeadeira. Este ano, renovamos a frota. A gente faz isso a cada 4 ou 5 anos. Mas este ano estamos aproveitando o momento que é bom para a agricultura", diz.
Na revenda onde trabalha o gerente de vendas Alberto Dybas os clientes irão amargar até cinco meses de espera, com maior fila para caoso de agricultores que buscam plantadeiras. Mesmo tendo investido R$ 1,2 milhão, o agricultor Wilson Vargas só conseguirá ver os novos equipamentos rodando no campo no mês de setembro.
O aquecimento do mercado interno causou redução no volume de exportação no Brasil. Em janeiro, o valor chegou US$ 1 bilhão, registrando queda de 6% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário