MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Urso polar Knut ganha estátua feita com seu pelo original na Alemanha


Escultura recria animal que ganhou fama mundial no zoológico de Berlim.
Figura ficará exposta até março no Museu de História Natural da cidade.

Do G1, em São Paulo

Estátua do urso polar Knut no Museu de História Natural de Berlim (Foto: AP Photo/Markus Schreiber)O rosto da estátua do Knut no Museu de História Natural de Berlim (Foto: AP Photo/Markus Schreiber)
Uma celebridade da Alemanha ganhou uma escultura em sua homenagem neste mês de fevereiro. O urso polar Knut, que ficou mundialmente famoso após ser abandonado pela mãe e criado com carinho pelos zeladores do Zoológico de Berlim, foi recriado em uma estátua que está em exibição no Museu de História Natural da capital alemã.
O pelo original do animal foi utilizado na escultura, disposto em uma estrutura sintética, feita de poliuretano. Os taxidermistas que se envolveram no trabalho imitaram as garras do urso e seus olhos, feitos com vidro.
Estátua do urso polar Knut no Museu de História Natural de Berlim (Foto: AP Photo/Markus Schreiber)Visitantes fotografam a estátua do Knut  (Foto: AP Photo/Markus Schreiber)
A figura do Knut foi exposta no último sábado (16) no museu e poderá ser visitada gratuitamente até o próximo dia 15 de março. Depois disso, integrará o acervo científico da instituição e não será exibida novamente até 2014.
A exposição se chama "O Valor da Natureza" e aborda também a popularidade extraordinária do uso e seu papel como embaixador das espécies em extinção.
"Sabemos que esse animal tem um grande poder simbólico. Ele representa a proteção das espécies ameaçadas e a luta contra as mudanças climáticas globais", afirmou o diretor geral do museu, Johannes Vogel.
Estátua do urso polar Knut no Museu de História Natural de Berlim (Foto: AP Photo/Markus Schreiber)Perfil da escultura, feita por taxidermistas com o pelo natural do urso (Foto: AP Photo/Markus Schreiber)
O Knut chegou ao estrelato ainda filhote, em 2007. Sua primeira aparição pública atraiu jornalistas de todas as partes do mundo e gerou milhões de dólares para o Zoo de Berlim.
Ele apareceu em capas de revista, em um filme e em diversos anúncios.
O ponto alto de sua fama foi ganhar uma capa da revista “Vanity Fair” alemã. Ele também posou para selos em seu país.
Imagem de março de 2007 mostra Knut em sua primeira aparição pública no Zoológico de Berlim (Foto: Reuters)Imagem de março de 2007 mostra Knut filhote, em sua primeira aparição pública  (Foto: Reuters)
Urso Knut ganha bolo no aniversário de 4 anos (Foto: Michael Sohn / AP Photo)O Urso Knut com seu 'bolo' de aniversário de 4 anos (Foto: Michael Sohn / AP Photo)
Em 2011, aos quatro anos de idade, o Knut morreu subitamente, depois de sofrer de encefalite. Os fãs deixaram flores, poemas e fotos no espaço em que ele vivia no zoológico, e a administração do local criou um livro de condolências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário