MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

UM ESTADO SEM LEI

Ônibus é incendiado em Florianópolis no 13º dia de ataques

Até as 8h30 desta segunda-feira, a PM confirmava 91 atentados em SC.
Além do ônibus, carro e cartório eleitoral também foram incendiados.

Do G1 SC
Ônibus ficou completamente destruído em Florianópolis (Foto: João Salgado/RBS TV)Ônibus ficou completamente destruído em Florianópolis (Foto: João Salgado/RBS TV)
Mais um ônibus foi incendiado em Florianópolis na manhã desta segunda-feira (11). O caso aconteceu por volta das 6h20, no bairo Abraão. De acordo com a Polícia Militar, com esse incêndio no bairro Abraão, subiu para 91 o número de atentados em 28 cidades de Santa Catarina. Os bombeiros foram atender a ocorrência, mas o veículo de transporte coletivo ficou completamente destruído. Apenas o motorista e o cobrador estavam no momento do crime, mas eles saíram do veículo e não ficaram feridos.
Cartório eleitoral de Palhoça ficou parcialmente destruído (Foto: João Salgado/RBS TV)Cartório eleitoral de Palhoça ficou parcialmente
destruído (Foto: João Salgado/RBS TV)
Pouco antes, em Palhoça, por volta das 5h40 desta segunda-feira, um cartório eleitoral foi incendiado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o foco do incêndio foi em frente a uma janela quebrada. Próximo ao local havia garrafas pet derretidas. Ainda conforme o Bombeiros, o fogo não chegou a se alastrar para outros ambientes da edificação.
No mesmo horário, por volta das 5h45, desta segunda um carro foi incendiado no estacionamento do Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis. De acordo com os bombeiros, o veículo ficou completamente destruído e outro foi atingido parcialmente pelas chamas.
Incêndio em ônibus na madrugada de segunda (11) foi o primeiro ataque confirmado em São Miguel do Oeste (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Incêndio em ônibus nesta madrugada foi o primeiro
ataque confirmado em São Miguel do Oeste
(Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Na madrugada, em São Miguel do Oeste, um ônibus coletivo escolar foi totalmente destruído pelo fogo na madrugada desta segunda. Ele estava estacionado em um pátio, em um trevo da BR-282 que dá acesso à cidade. Segundo a Polícia Militar, o caso foi informado por volta das 3h30. Conforme os bombeiros, acredita-se que alguém tenha jogado combustível no veículo e depois ateado fogo. Este foi o primeiro atentado registrado nesta cidade do Oeste.

A Polícia Militar também confirmou que a viatura que foi alvo de tiros calibre 12 e pedradas no vidro traseiro na noite de domingo (10) está na lista de atentados. O carro da Polícia Militar foi atingido quando fazia escolta de um ônibus em Criciúma. Ninguém ficou ferido. No relatório divulgado na manhã desta segunda (11), a PM também confirmou outro ataque que aconteceu domingo. Por volta das 11h42h, na rua da Fonte, Bairro Abraão, dois homens atiraram um rojão na frente da Base Operacional da PM. Um homem de 24 anos foi detido suspeito de estar envolvido com o ataque. Segundo os policiais, ele estava em liberdade condicional do centro de Triagem do Estreito e possui passagens por tráfico de drogas e roubo.
mapa de ataques em santa catarina 11 de fevereiro (Foto: Arte/G1)
Entenda o caso
A segunda onda de atentados em Santa Catarina começou na noite de quarta-feira (30), no Vale do Itajaí. Até as 7h50 deste segunda-feira (11), a Polícia Militar havia confirmado 91 ataques. Veículos foram incendiados e foram disparados tiros e jogados coquetéis molotovs contra prédios públicos. As ocorrências foram registradas em 28 municípios: Navegantes, São José, Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Palhoça, Camboriú, São Francisco do Sul, Laguna, Araquari, Gaspar, Joinville, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Maracajá, Ilhota, Tubarão, Chapecó, Indaial, Brusque, Blumenau, Garuva, Bom Retiro, São Bento do Sul, Rio do Sul, Porto União, São João Batista e São Miguel do Oeste.
O policiamento foi reforçado em todas as regiões. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a suspeita é que as ordens sejam comandadas por uma facção criminosa e partam de dentro dos presídios. As autoridades investigam a relação dos ataques com denúncias de maus-tratos no Presídio de Joinville e com transferências de detentos no sistema prisional do estado. Em Joinville e Florianópolis, são feitas escalas especiais de escolta para os ônibus do transporte coletivo.
Em novembro de 2012, quando aconteceu a primeira onda de atentados, durante sete dias foram confirmados 58 atentados em 16 municípios catarinenses. Os ataques cessaram depois do anúncio da saída do diretor da Penitenciária de São Pedro de Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário