MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Segunda-feira leva foliões do Recife e de Olinda às ruas, mais uma vez

Em Olinda, blocos desfilam desde cedo e há programação infantil.
Paulinho da Viola, Alcione e Reginaldo Rossi são atrações no Recife.

Do G1 PE

Para o folião pernambucano, a segunda-feira (11) chega para dar continuidade à grande festa de carnaval por todo o estado. Como manda a tradição religiosa, a Noite dos Tambores Silenciosos toma conta do Pátio do Terço, no bairro de São José, a partir das 20h. Os pequenos também vão exibir seu talento e rufar os tambores na versão infantil da cerimônia, às 17h.
A programação do Marco Zero começa ainda sob a luz do dia, com o desfile de 19 blocos de pau e corda. Bloco das Ilusões, Madeira do Rosarinho, Flor da Lira do Recife, Flor da Lira de Olinda, Menestréis do Paulista, Eu Quero é Mais, Flabelo Encantado, Batutas e Pierrot de São Jose e o Bloco da Saudade são algumas das agremiações que se apresentam a partir das 16h45. Paulinho da Viola, Alcione e André Rio encerram a noite no palco, depois das apresentações de Orquestra do Mestre Duda e Karynna Spinelli, na já consagrada noite de samba, sempre na segunda de carnaval.

Paulinho da Viola encerra Virada Cultural na Praça da República (Foto: Flavio Moraes/G1)Paulinho da Viola se apresenta ao lado de Alcione no Marco Zero, nesta segunda, no Recife. (Foto: Flavio Moraes/G1)
Na Praça do Arsenal, a partir das 15h, os pequenos vão aproveitar a presença do Urso Zé da Pinga, do Maracatu Mirim BS Piaba de Ouro, o Afoxé Alafin Mimi e do Boi da Mucuca, se apresentando ao som das oquestras de frevo Maestro Botelho e ACN do Frevo com Bonecos Gigantes. Às 18h, os blocos de pau e corda vêm do Marco Zero para se apresentar no Arsenal. Nena Queiroga, Getúlio Cavalcanti, Beto Hortiz e Geraldo Maia sobem ao palco a partir das 21h.
No Cais do Alfândega, o Recbitinho traz uma programação infantil às 16h com shows de Cavaco e sua Pulga Adestrada e As Levianinhas. Já durante a noite, a partir das 19h, a festa vai ser comandada do palco pelo DJ Ravi Moreno, Daniel Peixoto e a banda Os Sertões. A dupla Finlandia, metade argentina e metade brasileira, representa a cena internacional do Rec-Beat. Anelis Assumpção e BNegão e Seletores de Frequência encerram a programação de palco do Cais. Na tenda eletrônica, os DJs Typá e Juliana Vieira, além da MC Lurdez da Luz e a VJ Mary Gatis tomam conta dos foliões, a partir da 1h.
Às 16h, no Pátio de São Pedro, um encontro de bois de carnaval e ursos dão início à folia, que segue com apresentações da Orquestra Rockfônica de Frevo e Maciel Salú, às 20h, e continua com a presença de Sandra de Sá, à meia-noite. Zé Manoel e Bandavoou encerram a noite no pólo.
Quem conseguir acordar cedo para curtir a folia vai poder ver a Manhã de Sol no Mercado da Boa Vista, a partir das 10h, no Pólo Pátio de Santa Cruz, com um café da manhã com compositores de frevo de bloco. Coral e Orquestra de Pau e Corda Maestro Beto do Bandolim, Orquestra de Frevo de Bloco Levino Ferreira e Orquestra Evocações do Maestro Barbosa se apresentam na ocasião.
Reginaldo Rossi canta sucessos no Recife (Foto: Divulgação)Reginaldo Rossi canta sucessos no Recife
(Foto: Divulgação)
Quem não for ao centro da cidade vai poder contar com a apresentação do Rei do Brega, Reginaldo Rossi, no pólo de Brasília Teimosa. Além dele, artistas de destaque como Alceu Valença Geraldo Azevedo, Tulipa, Otto, Almir Rouche Claudionor Germano, Elba Ramalho se apresentam nos pólos descentralizados de Brasília Teimosa, Chão de Estrelas, Casa Amarela, Nova Descoberta, Alto José do Pinho, Várzea, Jardim São Paulo, Ibura, Bomba do Hemetério e Boa Viagem.
Olinda
A cidade alta de Olinda vai receber mais dezenas de blocos nesta segunda-feira. Para as crianças, o tradicional Eu Acho é Pouquinho, versão mirim do Eu Acho é Pouco, desfila a partir das 8h30 da Praça Laura Nigro, na Ribeira. Às 9h, mais folia para as crianças: da Rua do Amparo sai o Patusquinho, bloco infantil do Patusco; o Maracatu Leão Formoso parte da Rua Curupira, na Cidade Tabajara, em busca de gente animada.
Pequeno folião segura o estandarte do bloco 'Eu Acho é Pouquinho', versão infantil do 'Eu Acho é Pouco', no carnaval de Olinda nesta segunfa-feira (20). retratos* (Foto: Vitor Tavares / G1)Pequeno folião segura o estandarte do bloco 'Eu Acho é Pouquinho', versão infantil do 'Eu Acho é Pouco', no carnaval de Olinda de 2012 (Foto: Vitor Tavares / G1)
Com o sol menos quente, a partir das 16h, a Pitombeira dos Quatro Cantos sai da Praça 12 de março bem na hora do Afoxé Ilê de Egbá, que sai da Praça do Carmo.
Quem quer curtir Olinda até o último minuto não pode parar para descansar. Durante a noite, os pólos de animação têm apresentações para todos os gostos. Maestro Spok vai encerrar a noite do Pólo do Fortim do Queijo, depois de terem subido ao palco Geraldo Cardoso, Só na Marosidade, Geraldo Maia e Ed Carlos. No Pólo Infantil da Praça do Carmo, as crianças vão se divertir com o desfile do Eu Acho é Pouquinho às 10h. No local, serão oferecidas oficinas e shows de maracatu, além de um apresentação da banda Rock Mirim.
Para quem adora maracatu, tem um polo imperdível no Mercado Eufrásio Barbosa, onde se apresentarão o Afoxé Timbaganjú, o Maracatu Nação Tigre, Afrosenzala, Leão de Campina e Alafin Oyó. Já no pólo Seu Reis, se apresentam o Quarteto de Olinda, Maciel Salu, Catharina Dee Jah, Banda Observatório e Ortinho, a partir das 15h20.
No Alto da Sé, o pólo dedicado ao samba é uma alternativa. Sambabrisa, Populares do Samba, Bandeirantes do Samba, Conxitas e Oriente vão abrir a roda para os foliões pernambucanos. No Bonsucesso, no Largo do Rosário dos Homens Pretos, a Ciranda Pernambucana se apresenta às 15h20, seguida por Leda Santos, Pácua e Via Sat, Ívano e Marcelo Santana. A cidade conta ainda com shows em locais descentralizados como Polo de Salgadinho, Rio Doce, Amaro Branco, Xambá e Guadalupe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário