MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Saúde diz que busca recompor equipe cirúrgica do HFB

Clarissa Thomé | Agência Estado

O Ministério da Saúde informou que está tentando recompor as equipes cirúrgicas do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), negociando plantões e contratação de novos profissionais. "Cabe destacar que o estado do Rio de Janeiro possui outros 20 serviços habilitados para a realização de transplante de rim, em condições de atender a demanda de pacientes. É importante esclarecer que na área de transplantes a lista de espera é única, ou seja, pacientes que necessitam deste atendimento podem ser transferidos para outras unidades", diz nota.
Nesta quinta-feira, grande parte da equipe de transplante do HFB transferiu-se para o novo Centro Estadual de Transplante, inaugurado pelo governador Sérgio Cabral. As cirurgias no hospital federal estão suspensas desde dezembro, por falta de pessoal. O defensor público federal, Daniel Macedo, abriu procedimento para investigar a interrupção do serviço no HFB.
"Há 31 anos se realizava transplante renal no Hospital de Bonsucesso e há 13, o transplante hepático. Estive lá. Existem insumos, medicamentos, encontrei um hospital de primeiro mundo. Houve erro grave do Ministério da Saúde em não fazer novos concursos para substituir os profissionais que se aposentaram. Estamos colhendo provas para abrir uma ação civil pública contra a União", afirmou o defensor, do Segundo Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário