MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de fevereiro de 2013

SAMU orienta a população para não passar trotes no carnaval


Falsas ocorrências prejudicam o atendimento, diz coordenador.
Serviço recebe 17 mil ligações por mês, dessas, 40% são trotes.

Do G1 SE

Trotes continuam prejudicando o serviço de resgate em Sergipe (Foto: Divulgação/SES)Trotes continuam prejudicando o serviço de resgate em
Sergipe (Foto: Divulgação/SES)
Por causa do aumento no número de trotes o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) orienta a população sobre os riscos dessa ação durante o carnaval. O serviço médico recebe em média 17 mil ligações por mês. Dessas, cerca de 40% são trotes emitidos, principalmente, por crianças e adolescentes. Além disso, as falsas chamadas prejudicam o atendimento prestado a quem realmente precisa.
“Geralmente as ocorrências nessa época são mais graves por envolver o consumo de álcool e acidentes automobilísticos. Quando saímos para atender uma falsa chamada, atrasamos o atendimento que poderia ser prestado a uma vítima real e, em alguns casos, essa espera pode ser fatal”, explica o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu (NEP), Ronei Melo.
Segundo o coordenador médico do serviço, Saullo Sales, o prejuízo causado pelo trote também atinge a equipe de trabalho. Além dos fatores já elencados, ele ainda destaca o prejuízo financeiro causado pelo custo que cada ambulância tem ao sair da base desnecessariamente.
“Para sair da base e ir realizar o atendimento, as ambulâncias de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA) demandam despesa. Além desse gasto, o trote ocupa a linha telefônica e desgasta toda a equipe, que se mobiliza para chegar à ocorrência em tempo hábil”, enaltece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário