MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Rádio escola reduz violência e eleva autoestima de alunos, em Porto Velho


Rádio Falante Orlando Freire é desenvolvida desde 2010.
Estudantes fazem quiz educativo e entrevistas na hora do intervalo.

Eliete Marques Do G1 RO

Alunos levam entrevistas e anúncios a escola, atrávés da rádio (Foto: Eliete Marques/G1)Alunos promovem entrevistas e anúncios por meio da Rádio Falante (Foto: Eliete Marques/G1)
O som se espalha na Escola Orlando Freire, em Porto Velho. Músicas, entrevistas, quiz educativo, anúncios de utilidade pública são promovidos pelos alunos do Projeto Rádio Falante. Desenvolvido desde 2010, o projeto tem por objetivo facilitar a comunicação na rede de ensino, incentivar a pesquisa e diminuir a violência na escola. Por causa dos bons resultados, o projeto já foi levado para outros municípios do estado, por meio de oficinas.
“Eu era bastante tímida, agora melhorei bastante. Isso me ajuda também nas aulas, na apresentação de trabalhos”, ressalta a estudante do 9º ano, Rilary Silva, de 13 anos, que participa do projeto há um ano e aprendeu a trabalhar na mesa de som.
A estudante do 9º ano Emily Francisca de Souza, de 15 anos, também no projeto há um ano, diz que a rádio promove o interesse pela pesquisa e ainda proporciona o conhecimento de histórias diferentes. “Sempre pesquisamos para responder ao quiz e para fazer o programa. Além disso, sempre entrevistamos pessoas interessantes, uma delas foi um jornalista que falou da profissão, do jornalismo esportivo, foi bem legal”, afirma.
A professora de história Valcirene Magalhães atua na escola há 25 anos e relata que os alunos estão mais disciplinados depois da implantação da rádio, pois são envolvidos pela programação. A educadora ressalta que a escola se tornou um ambiente mais agradável. “Antes de começar as aulas eles colocam uma música harmônica, leem uma mensagem. Na hora do intervalo, fazem as entrevistas e o quiz. A rádio está contribuindo para o crescimento moral e intelectual dos alunos”, enfatiza.
Rilary diz que o projeto ajudou no seu desenvolvimento escolar (Foto: Eliete Marques/G1)Rilary participa do projeto há um ano e diz que ajudou no desenvolvimento escolar (Foto: Eliete Marques/G1)
Reinaldo Ramos das Neves e Alcemir Ribeiro de Arruda, ambos funcionários do laboratório de informática da escola, idealizaram o Radio Falante e explicam que o projeto proporciona maior comunicação entre direção, professores e alunos e desperta aos estudantes interesse por outras áreas de conhecimento. Arruda enfatiza que a rádio promove os projetos da escola e serve como uma ponte para comunidade.
Outro ponto positivo foi a redução do índice de indisciplina e violência na escola. “As brigas que aconteciam na hora do intervalo das aulas, não acontecem mais. O projeto tira o foco da violência e os motiva para outros temas”, enfatiza Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário