MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Após protestos na Bahia, Yoani Sánchez tem segurança reforçada

Oito agentes acompanham blogueira, além de investigadores infiltrados.
Passeio que ela faria nesta tarde, em Feira de Santana, não foi confirmado.

Egi Santana Do G1 BA, em Feira de Santana
policiais fazem escolta de yoani sanchez (Foto: Egi Santana / G1)Policiais esperam a saída de Yoani Sànchez após evento na Câmara dos Dirigentes e Logistas de Feira de Santana (Foto: Egi Santana / G1)
Após protestos na noite da segunda-feira (18), em Feira de Santana, na Bahia, a Polícia Militar reforçou a segurança da blogueira cubana Yoani Sánchez, que está na cidade. Por conta dos protestos, o passeio que ela ia fazer pelo centro de Feira de Santana, nesta terça-feira (19), não foi confirmado.
yoani sànches na bahia (Foto: Egi Santana / G1)Blogueira deixa palestra (Foto: Egi Santana / G1)
No momento da coletiva na Câmara dos Dirigentes e Logistas na manhã desta terça-feira, ao menos 14 PMs faziam a segurança do local e contavam com o apoio da Gurada Municipal. No término do evento, parte dos policiais seguiram o carro que levava a blogueira e os demais saíram do local para realizar rondas em outras áreas do centro, informou a polícia.
“A Polícia Militar conta com duas viaturas, com oito agentes e um tenente à disposição da cubana. Nós ainda temos outros agentes infiltrados, do Serviço de Segurança, fazendo o acompanhamento. Esses agentes são velados, não podemos contar quem são eles e em qual proximidade eles fazem essa segurança. O cuidado com a integridade dela foi um pedido do Governo do Estado”, disse ao G1 o coronel Elenilson Santos Silva, subcomandante  do Comando Geral de Policiamento.
Senador Suplicy pediu ao público que 'esperasse Yoani ter o direito de se defender ' (Foto: Egi Santana/ G1)Yoani também recebe apoio da Guarda Municipal. (Foto: Egi Santana/ G1)
Yoani, que é uma das principais vozes de oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro, conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para a saída da população do país. A mudança entrou em vigor em 14 de janeiro. Ela recebeu seu novo passaporte no dia 30 de janeiro. Após viagem pelo Brasil, a blogueira irá também para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.
A blogueira foi alvo de protesto no Parque do Saber, onde aconteceria a estreia do documentário Conexão Cuba-Honduras, durante a noite da segunda-feira. Ao desembarcar no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães no mesmo dia, em Salvador, ela foi recebida por manifestantes da União da Juventude Socialista e deixou o local sem passar pelo saguão de desembarque e sem falar com os jornalistas.
Nesta terça-feira, na Câmara dos Dirigentes Lojistas, Yoani informou que os protestos na Bahia,  são como os 'orquestrados por terroristas'. “Os gritos, os insultos, foi como se tivessem sido orquestrados por terroristas. Eu sou uma pessoa pacífica, e trabalho com o verbo, com a fala, não tinha porquê tanta agressividade. O que pude ver e questionar no debate foi que eles não leem o que eu escrevo no meu blog”, afirmou.
A blogueira fez questão de falar também sobre as questões levantadas pelos manifestantes, que a acusaram de ser financiada por países como os Estados Unidos e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Blogueira cubana foi recebida por faixas e cartazes de protesto em Feira de Santana (Foto: Reuters)Blogueira cubana foi recebida por faixas e cartazes de protesto em Feira de Santana (Foto: Reuters)
“Se isto fosse verdade, me digam por que eu continuaria até hoje caminhando pelas ruas de Havana? Este argumento eu conheço desde pequena, e é dado a todos que são contra o regime do meu país”, disse. Sánchez garantiu que vive da renda dos livros que escreve e dos artigos que publica em jornais.
No local, ela informou que passará a tarde no hotel onde fará posts em seu blog, o “Conexão Y” e irá se comunicar com os seguidores através das redes sociais. A cubana terá programação oficial na noite desta terça, quando deverá participar de uma palestra em um espaço de evento no município.
Documentário
De acordo com o cineasta Dado Galvão, o documentário Conexão Cuba-Honduras só será exibido em São Paulo, na quinta-feira (21), onde Yoani irá falar para a imprensa e interessados. De acordo com o cineasta, a mudança foi realizada por conta da manifestação contra a blogueira.
O cineasta passou três semanas entre Cuba e Honduras para retratar as restrições políticas impostas por esses governos sobre liberdades, como a de expressão, no século 21. Yoani Sánchez é uma das personagens principais, junto a Reinaldo Escobar, seu marido, além das Damas de Branco e do Conselho dos Ativistas dos Direitos Humanos.
A produção conta a história de Esdras López, jornalista do Canal 36, portal noticioso de Honduras que teve o trabalho cerceado durante o golpe militar ocorrido em setembro de 2009.
Roteiro
Na maratona da blogueira no Brasil, estão marcadas entrevistas coletivas, visita ao centro de Feira de Santana, encontro com jornalistas, tarde de autógrafos do livro "De Cuba com Carinho", além de um debate sobre a realidade cubana no ginásio de uma faculdade.
No dia 20 de fevereiro, ela deve retornar à capital baiana e conhecer o Porto da Barra e o Pelourinho. Nesse mesmo dia, ela segue para São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário