MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Problemas em carros comprometem carnaval da Unidos de Vila Isabel


Carro que representa a Arena do Grêmio quebrou e não entrou na avenida.
Integrantes da escola choravam durante o desfile e lamentavam os erros.

Caetanno Freitas e Jessica Mello Do G1 RS

Carro representou o Estádio Olímpico na avenida (Foto: Vanessa Silva/PMPA)Carro representou o Estádio Olímpico na avenida (Foto: Vanessa Silva/PMPA)
Eram 2h24 de sábado (9) quando o intérprete Alexandre Belo começou a cantar o samba da Unidos de Vila Isabel na concentração do Porto Seco. Uma das apresentações mais aguardadas da primeira noite do carnaval de Porto Alegre estava prestes a começar. Bandeiras e camisetas do Grêmio se confundiam com as cores da escola de Viamão. Apesar da grande expectativa criada, graves problemas prejudicaram o início do desfile da escola e podem comprometer o carnaval da Vila Isabel, principalmente nos quesitos evolução, enredo e alegoria.
Ao final do desfile, o presidente Cléber Tavares estava revoltado. Reclamou das condições do sambódromo. "É impossível fazer carnaval com uma pista em que as pessoas caem, tropeçam e que 24 horas antes há risco de interdição", reclamou, citando o impasse sobre o alvará de incêndio do complexo cultural. "Nosso último carro teve um problema com a quebra da direção", disse.
  Antes mesmo do início da apresentação, integrantes da escola não conseguiram tirar o primeiro carro da concentração, o que atrasou o começo do desfile. Depois, o segundo carro, chamado de Fortim da Baixada, travou por vários minutos e dificultou a saída para a avenida. Algumas alas tiveram de passar na frente da alegoria para não atrasar mais ainda a apresentação. Depois de aproximadamente 20 minutos, o carro conseguiu iniciar o deslocamento.
Integrantes da escola também se atrapalharam na coreografia, demonstrando nervosismo e apreensão em relação ao desfile. O mestre-sala Luciano e a porta-bandeira Gisele choravam durante a apresentação, deixando cair alguns pedaços das fantasias no chão. Um grande buraco se formou na avenida, chamando a atenção do público e dos jurados na avenida do Porto Seco, detalhe que pode acarretar na perda de pontos na apuração.
Carro da Unidos de Vila Isabel apresenta problemas (Foto: Reprodução/RBS TV)Carro da Unidos de Vila Isabel apresenta
problemas (Foto: Reprodução/RBS TV)
 A alegoria que representa a Arena do Grêmio quebrou na concentração e não entrou na avenida. Segundo a escola, a parte que faz o deslocamento do carro não funcionou. "A gente ensaia o ano inteiro e dá tudo errado na avenida", lamentou Luciano, mestre-sala.
O que deu certo
Na avenida, um carro imponente e iluminado abriu os caminhos para a Vila Isabel. O azul de grandes arcos tomou conta do complexo formando um túnel do tempo imaginário, voltando ao ano de 1903, data da inauguração do Grêmio. Segundo a escola, parte da estrutura do abre-alas foi cedida pelo Grêmio após a inauguração da Arena. Uma das primeiras alas a entrar na avenida representava um jogo em um campo improvisado de várzea no dia 7 de setembro de 1903, no local onde hoje é o Parque Farroupilha, conhecido como Redenção.
 Ainda no início do desfile, os puxadores do samba-enredo pararam de cantar e a bateria silenciou por alguns segundos para entoar em coro. “Meu sangue tem a cor do céu / Eu sou vila isabel / E nada pode ser maior / Sou garra, sou raça, amor / Sou imortal / Sou tricolor” diz o samba.
O jogo inaugural do Estádo Olímpuco foi representado em uma das alas que possuiam o símbolo do Grêmio e do Nacional, do Uruguai. A bateria representou as batalhas, as vitórias e as conquistas do Tricolor. No recuo, foi formada uma fila para fazer a curva, um passo criativo da escola. Os instrumentistas se vestiram de guardas imaginários, apelido dado ao Estádio da Baixada do Moinhos de Vento.
Tarciso Flecha Negra, considerado um dos maiores jogadores do Grêmio, desfilou no carro que homenageia a avalanche. Ele foi Campeão Mundial pelo Grêmio em 1983, assim como da Libertadores.


Saiba mais sobre as escolas que vão desfilar nesta sexta
União da Vila do IAPI
Horário de desfile: 23h45
Enredo: "Minha Cabo Verde; Bioma laboratorial do mundo; Arquipélago no meio do Atlântico", composto por Victor Nascimento, Rafael Tubino, Gustavinho Oliveira e Tinga.
O que esperar do desfile: neste ano, a Vila leva um pedaço da África para a avenida, contando as histórias, os costumes e as belezas de Cabo Verde. Para contar toda essa história, desde a colonização do país, com a chegada dos portugueses, até seus dias atuais, a escola reúne 17 alas, 6 alegorias e 1,2 mil componentes.
Presidente: Jorge Sodré
Carnavalesco: Sérgio Guerra
Intérprete: Renan Ludwig


Acadêmicos de Gravataí
Horário de desfile: 1h05
Enredo: "São 250 anos. De Aldeia dos Anjos a Gravataí. Uma homenagem de amor da Onça Negra", composto por Diego Nicolau, Vinícius Machado, Gustavo Barros, Cláudio Russo, Dilson Marimba e Diego Tavares.
O que esperar do desfile: neste ano, a Acadêmicos celebra os 250 anos de vida de sua terra de origem, Gravataí. A escola contará a história da cidade, desde a época de Aldeia dos Anjos, passando pela povoação dos índios às margens do rio, pelos mercadores que trouxeram o progresso, pela devoção da padroeira Nossa Senhora dos Anjos, e pela cultura e modernização do município. A Acadêmicos terá 17 alas, 5 alegorias e 1,3 mil componentes.
Presidente: Rita Bitencourt
Carnavalesco: Sérgio Ávila
Intérprete: Lú Astral


Unidos de Vila Isabel
Horário de desfile: 02h25
Enredo: "O sentimento não termina...", composto por Vinícius Maroni, Vinícius Brito, Fábio Santiago e Saimon.
O que esperar do desfile: a Vila Isabel promete unir duas paixões na avenida em 2013: carnaval e futebol. A escola promete fazer uma viagem no tempo ao contar a história dos três estádios do Grêmio, desde o campo de várzea no Parque Farroupilha, passando pela Baixada, pelo Olímpico e pela recente Arena. A Vila desfilará com 22 alas, 4 alegorias e 1,7 mil componentes.
Presidente: Cleber Tavares
Carnavalesco: Sandro Rauly
Intérprete: Alexandre Belo


Academia de Samba Praiana
Horário de desfile: 3h45
Enredo: "Os Escudeiros da Luz e a busca pelas Alegrias da Vida em Verde e Rosa", composto por Vinícius Maroni, Vinicius Brito, Fábio Santiago e Saimon.
O que esperar do desfile: em seu retorno ao Grupo Especial do carnaval de Porto Alegre, a Praiana levará o problema das drogas para a avenida e cantará sobre a superação de quem conseguiu se livrar do vício, especialmente do crack. De forma lúdica e com alegria, a escola pretende fazer um grito de alerta, apresentando um mundo novo, que estará dividido em 19 alas, 5 alegorias e 1,6 mil componentes.
Presidente: Miro Leal
Carnavalesco: Hernane Siqueira
Intérprete: Tinga



Bambas da Orgia
Horário de desfile: 5h05
Enredo: "Majestosa, Altaneira, minha Água, minha paixão", composto por Marcelo Demétrio e Samir Trindade.
O que esperar do desfile: a escola promete recuperar a paixão do bambista e a própria identidade do Bambas da Orgia ao apresentar na avenida um samba-enredo homenageando o seu próprio símbolo, a águia. Para falar sobre a Rainha das Aves, a escola levará para o Porto Seco 13 alas, 4 alegorias e 1,2 mil componentes.
Presidente: Cleomar Rosa
Carnavalesco: Guaraci Feijó
Intérprete: Fábio Ananias

Nenhum comentário:

Postar um comentário