MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Praias Estaleiro e Estaleirinho atraem turistas que buscam tranquilidade


Praias ficam na cidade de Balneário Camboriú, em SC.
Balneários guardam histórias contadas por primeiros moradores.

Géssica Valentini Do G1 SC

Faixa de areia larga atrai turistas que preferem praias tranquilas, embora mar seja agitado (Foto: Géssica Valentini/G1)Faixa de areia larga atrai turistas que preferem praias tranquilas, embora mar seja agitado (Foto: Géssica Valentini/G1)
As Praias do Estaleiro e Estaleirinho, em Balneário Camboriú, costumam atrair turistas que buscam tranquilidade. Dificilmente estão lotadas, como ocorre na Praia Central, no Centro da cidade, por isso são o destino ideal de quem prefere um espaço maior na areia, embora o mar esteja frequentemente agitado.
Luiz nasceu na Praia do Estaleirinho e conta histórias do local (Foto: Géssica Valentini/G1)Luiz nasceu na Praia do Estaleirinho e conta histórias
do local (Foto: Géssica Valentini/G1)
Além disso, os balneários guardam histórias que os tornam parte da cultura do estado. As duas ficam ao lado uma da outra, a cerca de 12 km do Centro. Luiz César Almeida nasceu no Estaleirinho comunidade e lembra as histórias que o pai, que também nasceu ali, contava. O bisavô dele era um religioso português que veio para o Brasil e se apaixonou por uma índia. "Desde então a família cresceu. Meu avô, meu pai, eu e meus três filhos nascemos aqui", conta Luiz, que atualmente possui um restaurante na Praia e conhece o local como poucos.
Segundo ele, antes de serem pontos turísticos, as praias funcionavam como locais onde os portugueses extraíam madeira para a construção de barcos. O estaleiro maior, onde era serrada a maior parte da madeira, funcionava na Praia do Estaleiro. "Quando faltava madeira ou peças, eles vinham para o Estaleirinho buscar", explica ele. Isso justifica os nomes, já que as praias possuem 1,720 metros e 920 metros de extensão, respectivamente.
Família recolhe conchas na Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú (Foto: Géssica Valentini/G1)Família recolhe conchas na Praia do Estaleiro,
em Balneário Camboriú (Foto: Géssica Valentini/G1)
Em ambas as praias há poucos comércios e residências, mas há estrutura para turistas: restaurantes, pousadas, hotéis e casas de shows. Assim, embora a praia seja tranquila, o perfil dos frequentadores é heterogêneo. "Há muitos argentinos que gostam da praia, há os moradores que escapam do Centro e há os jovens que vêm à noite pelas festas", explica Luiz.
"Essa praia é linda, um lugar que não cansa, mas um dia o mar está manso, outro dia está louco", conta ele, que não pensa em sair dali.
Serviço:
O que: Praias do Estaleiro e Estaleirinho
Onde: Balneário Camboriú
Como chegar: De Balneário Camboriú, o trajeto é feito pela Avenida Interpraias e tem entre 11 km (Estaleiro) e 12 km (Estaleirinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário