MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Por novo regulamento, Timão pode ser até excluído da Libertadores


Caso comprovada a participação de corintianos na confusão, clube poderá ser punido. Por enquanto, Conmebol apenas confirmou morte de jovem

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

O trágico incidente em Oruro na noite desta quarta-feira, que acabou matando um torcedor boliviano de apenas 14 anos durante o empate entre San José e Corinthians, por 1 a 1, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo 5 da Taça Libertadores da América, pode complicar também a vida dos clubes na competição.
De acordo com nova regulamentação da Conmebol, o Corinthians pode ser até excluído do torneio caso seja comprovado o envolvimento de seus torcedores na confusão no estádio Jesús Bermudez. De acordo com a polícia local, o sinalizador que matou o garoto teria partido da área destinada aos corintianos.
torcida do Corinthians no jogo com o San José na Bolívia (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Torcida do Corinthians no estádio em Oruro (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Entre as principais mudanças para 2013, que passou a adotar a suspensão por acúmulo de cartões amarelos, por exemplo, chama a atenção o artigo 18, elaborado para casos em que associações e clubes possam ser punidos por comportamento inadequado da torcida.
Segundo o Código Disciplinar, uma das punições previstas para tais acontecimentos é exclusão da competição (presente ou de edições futuras), proibição de jogar em um estádio ou no país, perda de pontos, entre outras penas. (veja mais detalhes no quadro abaixo)
Info_Regulamento-CONMEBOL3 (Foto: infoesporte)
A Conmebol não se pronunciou qual procedimento vai adotar em relação aos clubes. O Twitter oficial da Libertadores confirmou e lamentou a morte do jovem boliviano.
O código de disciplina da entidade máxima do futebol sul-americano passou a ter validade nas partidas da primeira fase do torneio desta temporada. O Tribunal de Disciplina e a Câmara de Apelações entraram em vigor no fim de janeiro deste ano e trabalham como uma espécie de STJD do futebol continental. Neste órgão, porém, não existe uma procuradoria e cabe aos clubes que se sentirem lesados entrar com um comunicado oficial pedindo um julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário