MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Planalto admite que assessor recebeu CD sobre blogueira cubana


Revista apontou plano de espionagem e desmoralização de Yoani Sanchez.
Secretaria afirma que servidor 'não fez uso do material' da embaixada.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

A Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio de sua assessoria de comunicação, informou nesta segunda-feira (18) que o servidor Ricardo Augusto Poppi Martins recebeu, na embaixada de Cuba, um CD “com informações sobre Yoani Sánchez”, a blogueira cubana que está em visita ao Brasil. De acordo com reportagem da revista “Veja”, a embaixada distribuiu um dossiê contra a blogueira.
Ricardo Poppi Martins é coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral, pasta comandada pelo ministro Gilberto Carvalho. De acordo com nota divulgada na noite desta segunda-feira, o servidor esteve na embaixada de Cuba, em Brasília, no dia 6 de fevereiro para obter seu visto de entrada no país a fim de participar de um seminário, em Havana, sobre redes sociais.
Segundo a secretaria, Ricardo Poppi Martins “foi convidado por um funcionário da embaixada a participar de reunião na qual foi abordada a política migratória de Cuba e a vinda da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil”.
Nesta reunião, ainda segundo a nota, o servidor recebeu um CD com informações sobre Yoani Sánchez, mas “não fez qualquer uso” do material. A secretaria não informou qual é o conteúdo do CD.
Segundo reportagem da “Veja”, Ricardo Poppi Martins teria participado da elaboração de um plano para espionar e desqualificar a blogueira durante sua visita ao Brasil. Yoani Sanchez, que chegou ao  país nesta segunda-feira, é uma das principais vozes de oposição ao regime atualmente comandado por Raúl Castro.
Yoani conseguiu viajar depois que o governo cubano extinguiu a exigência de permissão para viagens de cidadãos do país ao exterior. O Brasil é a primeira escala da blogueira, que depois deverá visitar República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda.
Ricardo Poppi Martins voltou ao Brasil nesta segunda-feira após participar, em Havana, de um workshop sobre redes sociais e mídias digitais. O servidor teria viajado a convite da Embaixada de Cuba, segundo a Secretaria-Geral informou neste sábado por meio de nota.
Ainda no último sábado, a pasta afirmou que “não tratou nem autorizou nenhum servidor a tratar da visita da cubana Yoani Sánchez ao Brasil” e que a suposta participação de Ricardo Poppi seria apurada depois que ele retornasse a Brasília.
Protestos
No Brasil, Yoani desembarcou no Recife, onde foi recebida com protesto de manifestantes que a acusam de “trair o movimento”, de receber dinheiro dos Estados Unidos para ser revolucionária e de ter uma conta milionária. No aeroporto de Salvador, a cubana também ouviu protestos. Ela irá a Feira de Santana (BA) para assistir ao documentário “Conexão Cuba – Honduras”, no qual é uma das entrevistadas.
Convocação
Nesta segunda-feira, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) protocolou requerimento na Mesa do Senado pedindo a convocação de Gilberto Carvalho e do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e o convite ao embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez para prestar esclarecimentos sobre o caso.
Se a Mesa do Senado aprovar o requerimento, os ministros serão obrigados a comparecer. No caso do embaixador, por se tratar de convite, o comparecimento não é obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário