MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Parque aquático, cinema 3D e comida de chef são tendências em cruzeiros


Navios apostam ainda jardim vertical e áreas silenciosas e de luxo.
Reservas online e presença de várias gerações da mesma família crescem.

Do G1, com a Associated Press

Espaço de relaxamento do navio Carnival Breeze (Foto: AP Photo/Carnival Cruise Lines, Andy Newman)Espaço de relaxamento do navio Carnival Breeze
(Foto:AP/Carnival Cruise Lines, Andy Newman)
Parque aquático, jardim vertical, cinema 3D, passarela de vidro, serviço de mordomo, restaurantes de chefs estrelados -- tudo disponível em alto mar, a bordo de um navio.
Novas opções de entretenimento, comida mais sofisticada e atrações segmentadas que agradam a todos os membros da família são algumas das apostas da indústria de cruzeiros para este ano.
O navio Norwegian Breakaway, por exemplo, que vai estrear em 2013 e aportará no início de maio em Nova York, terá uma passarela ao ar livre de 4 km de extensão, além de um parque aquático a bordo, cheio de toboáguas e outros brinquedos.
Seu exterior foi decorado com a arte pop e colorida de Peter Max, representando o rosto da Estátua da Liberdade e os arranha-céus de Nova York.
A ser lançado em junho, o Royal Princess, da empresa Princess Cruises, terá uma pista de cooper e uma passarela de vidro que se estende por 8,5 metros além da borda do navio e 39 metros acima do oceano. Uma parte da embarcação, chamada "Santuário", é descrita como um espaço apenas para adultos, com cabanas privativas e serviço de mordomo, refeições leves e bebidas.
Cinema interativo do navio Carnival Breeze (Foto: AP Photo/Carnival Cruise Lines, Andy Newman)Cinema interativo do navio Carnival Breeze (Foto: AP Photo/Carnival Cruise Lines, Andy Newman)
Sua viagem inaugural terá início em Southampton, na Inglaterra, e irá para Espanha e Portugal, e depois para o Mediterrâneo, Caribe e Flórida.
As novas atrações desses dois navios são um reflexo das tendências mais atuais do mundo dos cruzeiros. Conheça mais sobre elas a seguir:
Novas atrações: toboágua gigante, cinema 3D, jardim vertical 
De pistas de skate a planetários e paredes de escalada, os navios de hoje oferecem de tudo para entreter os hóspedes. Mas novas opções e atividades continuam sendo lançadas.
Banheiro de vidro do navio navio Reflection (Foto: AP Photo/Celebrity Cruises)Banheiro de vidro do navio Celebrity Reflection
(Foto: AP Photo/Celebrity Cruises)
Entre as mais recentes está o jardim vertical do navio Crystal Symphony, uma parede viva de 2,4 metros de altura, coberta por plantas, que foi inaugurada em setembro.
O navio MSC Preziosa terá o que está sendo considerado o maior toboágua a bordo de um cruzeiro, com 13 metros de altura e 9 metros de tubo transparente com vista para a água do mar.
O navio começa a navegar em março na Itália e deve vir ao Brasil no fim do ano.
Outra nova atração são os cinemas dos cruzeiros da Carnival, que exibem filmes 3D e estão equipados com bancos que se movimentam e efeitos especiais como vento e água.
No Celebrity Reflexion, um banheiro envidraçado foi colocado na borda da embarcação, com uma varanda feita de um vidro especial que permite ver o lado de fora, mas não o contrário.
Nos navios Queen Mary 2, Queen Victoria e Queen Elizabeth, da companhia Cunard, os passageiros podem fazer tours pelos bastidores, visitando desde a sala de máquinas até o “backstage” do teatro, a cozinha e as instalações de reciclagem.
Já a empresa Holland America fez uma parceria com o programa de TV "Dançando com as Estrelas" em seus cruzeiros.
Jardim vertical do navio Crystal (Foto: AP Photo/Crystal Cruises)Jardim vertical do navio Crystal Symphony (Foto: AP Photo/Crystal Cruises)
Comida especial: 'brunch' com champanhe, bar de sorvetes, churrascaria
Diversas linhas de cruzeiro estão ampliando e sofisticando as opções de alimentação.
Os navios Disney Dream e Disney Fantasy, por exemplo, começaram a oferecer em outubro um “brunch” com champanhe que custa US$ 50 por pessoa (quase R$ 100). A refeição é servida no Remy, um restaurante só para adultos que leva o nome do personagem da animação "Ratatouille" e serve pratos criados pelo chef francês Lallement Arnaud, agraciado com estrelas do Guia Michelin.
Casal experimenta brunch com champanhe do navio da Disney (Foto: AP Photo/Disney, Kent Phillips)Casal experimenta brunch com champanhe do navio da Disney (Foto: AP Photo/Disney, Kent Phillips)
O navio Norwegian Breakaway vai ter churrascaria brasileira, bar asiático, outro só para sorvetes e um terceiro para frutos do mar crus. Já o navio MSC Preziosa vai ter um restaurante inspirado em uma praça de alimentação gourmet de Manhattan.
O chef Jacques Pepin, que foi diretor executivo de culinária da Oceania Cruises por nove anos, foi convidado para fazer uma demonstração culinária no navio Riviera. Ele cumprimentará os hóspedes e responderá às suas questões em seu restaurante homônimo a bordo, o Jacques.
Mas essa maior oferta de comida sofisticada pode ter desvantagens. De acordo com Arnold Boris, editor-chefe da revista “Cruise Gourmet”, à medida que aumentam as opções gastronômicas especiais cobradas à parte, diminui a oferta de itens básicos que costumavam ser gratuitos nas refeições.
Carolyn Spencer Brown, editora do site CruiseCritic.com, concorda: "A qualidade do jantar principal diminui, enquanto eles aumentam os preços desses restaurantes alternativos", afirma.
A mesma tendência é vista em outras áreas. Cruzeiros mais populares, que cobram tarifas baixas pela viagem, estão cobrando valores extras por diversas atividades de lazer a bordo.
Ironicamente, o contrário acontece em linhas de luxo. "Eles não querem baixar os preços porque assim o serviço pode não parecer bom, mas em compensação oferecem tudo gratuito”, explicou Carolyn.
Foco nas famílias: atrações para pais, filhos e avós
Menos linhas de cruzeiro estão construindo navios novos em folha, mas muitas estão fazendo reformas intensivas em navios existentes. Algumas dessas reformas envolvem a adição de novos espaços para acomodar um segmento de rápido crescimento: os grupos multigeracionais.
Passageiros assistem a filme ao ar livre enquanto tomam sol no navio Carnival Breeze  (Foto: AP Photo/Carnival Cruise Lines, Andy Newman)Passageiros assistem a filme ao ar livre enquanto tomam sol (Foto: AP Photo/Carnival Cruise Lines, Andy Newman)
Os cruzeiros estão sendo comercializados como as férias perfeitas para avós, pais e filhos curtirem juntos, porque cada um pode fazer diferentes atividades a bordo, reunindo-se com o grupo durante as refeições e nas excursões em terra.
Passarela de vidro sobre o mar do navio Royal Princess (Foto: AP Photo/Princess Cruises)Passarela de vidro sobre o mar do navio Royal
Princess (Foto: AP Photo/Princess Cruises)
Na empresa Norwegian, por exemplo, entre 15% e 20% dos hóspedes de qualquer cruzeiro fazem parte de um grupo multigeracional, de acordo com a porta-voz, Vanessa Lane. "As famílias são o segundo maior público dos cruzeiros, atrás apenas da faixa etária de 55 anos ou mais", disse ela.
Mais de metade das reservas de Carnaval deste ano foram feitas para mais de um quarto -- a maioria provavelmente destinada a grupos familiares.
Mesmo as linhas de luxo, que tendem a atrair um público mais velho, estão recebendo mais crianças. A empresa Crystal Cruises, por exemplo, notou um aumento de 30% nos grupos familiares de 2011 para 2012, segundo afirmou a porta-voz Mimi Weisband.
Para acomodar as diversas necessidades dos jovens e velhos, os navios estão expandindo as atividades para crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, criando mais piscinas e áreas voltadas apenas para adultos, que são mais tranquilas e servem como refúgio para passageiros que querem tirar um cochilo, ficar ao sol ou ler um livro.
Navio Norwegian Breakaway, pintado com a estátua da Liberdade (Foto: AP Photos/Norwegian Cruise Line)Navio Norwegian Breakaway, pintado por um artista pop  (Foto: AP Photos/Norwegian Cruise Line)
Os cruzeiros da companhia Carnival têm "espaços-serenidade." Os da Norwegian oferecem áreas privativas exclusivas, com cartão-chave de acesso e pátios chamado The Haven: eles não são apenas para adultos, mas são projetados para serem mais silenciosos do que outras partes do navio.
Os navios dessa mesma empresa oferecem cada vez mais lugares de observação próximos às áreas para os mais novos, onde os pais e avós podem assistir às brincadeiras das crianças. "Minha mãe não vai jogar basquete com seu neto, mas ela com certeza quer tirar fotos dele", afirma Jim Berra, diretor de marketing da companhia.
Reservas online e redes sociais
A indústria de cruzeiros recomenda há muito que os consumidores usem agências de viagens para escolher suas opções: a melhor linha, o navio mais adequado, o tipo de quarto, o itinerário.
Mas um número crescente de viajantes está abandonando os intermediários e reservando diretamente com a empresa de cruzeiro de sua escolha, por telefone ou pelo site.
Há não muito tempo, as agências de viagem tradicionais eram responsáveis por três quartos de todas as vendas de cruzeiros, de acordo com um relatório de novembro de 2012 da empresa PhoCusWright. Em 2011, esse número caiu para 62%.
Passageiros do navio Queen Mary 2 fazem tour pelos bastidores do cruzeiro (Foto: AP Photo/Cunard)Passageiros do navio Queen Mary 2 observam saco com material reciclável durante tour pelos bastidores do cruzeiro (Foto: AP Photo/Cunard)
Os dados também mostraram que em 2011, 13% das reservas de cruzeiros foram feitas online – 11% a mais que no ano anterior. Das reservas realizadas pela internet em 2010, 43% foram feitas diretamente pelos sites das companhias, parcela que deve crescer para 59% em 2014, segundo a PhoCusWright.
Enquanto isso, a indústria de cruzeiros está fazendo novos esforços para alcançar os viajantes através de mídias sociais. Um novo canal do YouTube chamado Cruise Industry TV  foi lançado neste mês . Também novidade é o CruiseForward, uma página no Facebook que reúne artigos sobre a indústria de cruzeiros.

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