MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Oficina de origami atrai público em feira japonesa, em Porto Velho


'Uma forma de vivenciar um pouco do Japão', diz presidente da associação.
Evento acontece na Rua Raimundo Cantuária, Zona Leste da capital.

Halex Frederic Do G1 RO

Durante a Feira Cultural Japonesa, em Porto Velho, a oficina de origami é a mais procurada, segundo a direção do evento (Foto: Halex Frederic/G1)Durante a Feira Cultural Japonesa, em Porto Velho, a oficina de origami é a mais procurada, segundo a direção do evento (Foto: Halex Frederic/G1)
Feira Cultural Japonesa, em Porto Velho, atrai público no fim de semana com oficinas, vendas de produtos típicos, demonstrações de danças e exposições de objetos que remetem à cultura oriental. A oficina de origami (escultura de papel) é a mais procurada, de acordo com a organização do evento.
A universitária Tamai Fuchikami, de 20 anos, explica que ajuda a Associação Cultural Nipo-brasileira em Rondônia, organizadora do evento, em todas as feiras que acontece e nesta auxilia as pessoas na oficina de origami. "Faço origami por hobby mesmo. Aprendi quando eu era pequena, na escola. Além de trazer concentração para a pessoa, o origami acalma muito. Eu sou fã da técnica e da culinária japonesa, mas ainda quero aprender o shodo", revela Tamai.
As oficinas são oferecidas gratuitamente e a inscrição pode ser feita na hora. A de ikebana (arranjo florais), furoshiki (embalagem de pano), washi (produção de papel) e shodo (caligrafia feita com pincel) estão sendo desenvolvidas na feira cultural. O visitante também pode apreciar comidas de origem japonesa.
Inúmeras oficinas, vendas, demonstrações e exposições de objetos que remetem à cultura japonesa fazem parte da Feira Cultural (Foto: Halex Frederic/G1)Inúmeras oficinas, vendas, demonstrações e exposições de objetos que remetem à cultura japonesa fazem parte da Feira Cultural (Foto: Halex Frederic/G1)
A diretora cultural do evento, Mariela Mizota, contou ao G1 que as pessoas geralmente vão à feira devido às oficinas gratuitas, mas acabam experimentando os pratos típicos e comprando alguns objetos. "Veio muita gente de fora de Rondônia para cá [Porto Velho] e estes acabam não conhecendo um lugar onde concentra a cultura japonesa. Além da feira, a associação disponibiliza a única sala de aula que ensina o idioma japonês aqui na capital. Então, a feira é uma forma de mostrar um pouquinho da cultura japonesa", relata Mizota.
Segundo a presidente da associação, Marlene Barbosa, alguns instrutores vieram do Amazonas para ministrar as oficinas. "A feira só está sendo realizada gratuitamente devido ao apoio que o Consulado Geral do Japão, no Amazonas, deu à associação", explica Marlene.
Feira Cultural Japonesa acontece neste sábado (16) das 9h às 21, e no domingo (17), das 9h às 12 (Foto: Halex Frederic/G1)Feira Cultural Japonesa acontece neste sábado (16) das 9h às 21, e no domingo (17), das 9h às 12 (Foto: Halex Frederic/G1)
A Feira Cultural começou na tarde deste sábado e deve terminar às 21h. No domingo, retoma as atividades culturais a partir 9h e segue até 12h. A entrada é gratuita e aberta para toda população da capital. A feira acontece na sede da associação, na Rua Raimundo Cantuária, Zona Leste de Porto Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário