MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Nutricionista dá dicas de como evitar a ressaca durante o carnaval


Saiba como fazer um suco desintoxicante a base de água de coco.
Veja o que comer antes, durante e depois da folia.

Paula Casagrande Do G1 RO

Suco desintoxicante ajuda a recuperar a ressaca do dia seguinte (Foto: Paula Casagrande/G1)Suco desintoxicante ajuda a recuperar a ressaca do dia seguinte (Foto: Paula Casagrande/G1)
Carnaval é o período em que muitas pessoas deixam de lado os cuidados com a alimentação, por causa da folia, de acordo com a nutricionista Iza Cristina Bosso. Em Cacoal (RO) as festas dos blocos seguem atém o dia 12. A ingestão de bebidas alcoólicas e as horas perdidas de sono podem afetar o bom funcionamento do organismo. Confira dicas de como se manter disposto mesmo depois de períodos longos de festa.
Antes da folia
Antes de cair na folia do carnaval, a recomendação da nutricionista é de que as refeições sejam feitas com alimentos leves. A preferência é por alimentos naturais. “Você não vai comer somente uma folha de alface, mas vai evitar a ingestão de gorduras e quantidades exageradas de carboidratos como arroz, feijão e macarrão”, ressalta.
Para exemplo de refeição do dia, Iza indica como lanche da manhã e da tarde frutas e sucos, além de pão integral, queijo branco, presunto cozido sem gordura e peito de peru. No almoço, o prato de entrada deve ter saladas variadas, principalmente alface, tomate e beterraba cozida. Para o prato principal, invista nos completos como arroz, feijão, peito de frango grelhado e abobrinha refogada. Para sobremesa, uma gelatina ou fruta.
Nutricionista indica a ingestão de frutas durante as festas de carnaval (Foto: Paula Casagrande/G1)Nutricionista indica a ingestão de frutas durante as festas de carnaval (Foto: Paula Casagrande/G1)
Durante a festa
Enquanto a folia acontece, Iza alerta que a ingestão de água e outros líquidos são fundamentais para evitar o mal estar no outro dia. “As pessoas costumam exagerar no consumo de bebidas alcoólicas. Para quem já pretende passar um pouco do limite é bom lembrar a importância da ingestão de água durante a festa”.
De acordo com Iza, durante a folia a quantidade de líquido do corpo perdida é grande e por isso deve-se atentar para a relação é de equivalência - a cada copo de cerveja ingerido o ideal é o consumo da mesma quantidade de água ou suco.
Para os sucos, a recomendação da nutricionista é de que sejam feitos das frutas in natura. O consumo de líquidos é importante também para quem não pretende consumir bebida alcoólica. “Durante toda a festa você estará perdendo líquido, enquanto se bebe ou não, no suor ou nas necessidades fisiológicas”, explica Iza.
Depois
Com o final das comemorações de Carnaval sobra a indisposição física e, segundo a nutricionista, o desconforto pode durar em média três dias. Nessa fase, a profissional sugere o consumo de carboidratos complexos, como grãos integrais (linhaça, chia e amaranto) e dos sucos e frutas desintoxicantes, como o abacaxi. Hortelã e gengibre também são indicados.
“Essas medidas ajudam na desintoxicação do corpo, na eliminação das toxinas pela diurese. São essas substâncias que causam aquele inchaço de que sempre reclamamos”, explica a nutricionista.
Veja, abaixo, os ingredientes para fazer um suco desintoxicante.
Suco detox
1 copo (200 ml) de água de coco
Couve
Gengibre
Pepino

Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador e beba gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário