MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

No Recife, 'Os Irresponsáveis' desfilam e adiam o fim do carnaval


Em Olinda, a festa também continua, com troças e blocos passando.
Mercado da Boa Vista, no Recife, oferece programação a tarde inteira.

Do G1 PE

Despedir-se do carnaval é sempre uma dificuldade para os pernambucanos. Em Olinda, no Recife e em Paulista, foliões continuam nas ruas, prorrogando a festa. No bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, olhando do alto, não parecia haver uma rua livre na tarde desta quarta-feira de Cinzas (13). Este é o dia em que desfila o bloco Os Irresponsáveis, tradição local que comemora 30 anos. A festa começou às 14h, na Rua do Machado.
Bloco 'Os Irresponsáveis' se concentra na Rua do Machado e toma ruas de Água Fria, no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)Bloco 'Os Irresponsáveis' se concentra na Rua do Machado e toma ruas de Água Fria, no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
A brincadeira começou em 1983. Um grupo de amigos, moradores do bairro, resolveu esticar o carnaval e faltou o trabalho. O fundador do bloco conta que um deles foi recebido pela mãe aos gritos de “Irresponsável!”. Um dos amigos, Cristovam Sovagem, respondeu: “irresponsável é quem pode”. A piada pegou.
Em Paratibe, Paulista, o ritmo é swingueira, mas o frevo também tem vez. Oito trios elétricos passaram pela cidade. A banda Parada de Gueto é uma das atrações.
Recife
Já no mercado da Boa Vista, na área central do Recife, quase todos os 63 boxes estão abertos, mas quase não há espaço para circular. O ritmo que impera é o frevo e há foliões em cada canto. São pequenas troças e blocos, desses que reúnem uma dezena de amigos. Um dos estandartes é um bacalhau - o pessoal passa, tira a lasquinha e vai comendo.

A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério é uma das atrações que se apresenta no local. À frente, o Maestro Forró convida um colega, o Maestro Duda, para reger junto com ele. "Nosso carnaval é alegria, espontaneidade, vibração positiva. Isso aqui é alegria viva", diz Forró. "Pernambuco mesmo sabe fazer seu carnaval, não precisa de ninguém", defende o maestro Duda. Dona Socorro veio direto do Marco Zero para o Mercado da Boa Vista. De onde vem a energia? "Do frevo!", ela ensina.
Na Boa Vista, festa começou ao meio-dia e às 17h30 não dava a menor mostra de que iria acabar. Orquestra de frevo da Prefeitura do Recife e duas outras orquestras de frevo ainda devem se apresentar e a previsão é de que a festa passe das 20h, por ali mesmo, sem circular pelas ruas.
Olinda
Em Olinda, o esperado era que os foliões saíssem da cidade para que os moradores pudessem retomar a vida. Muitos saem chorando, inclusive. Em frente à Prefeitura, nem sinal de a festa acabar. Uma das foliãs é a colombiana Cleide, que agitou o público puxando o Hino do Elefante em espanhol - ela mesma traduziu. O bloco Flôr da Lira, fundado em 1975, também passou pelo local, cantando, mais uma vez, a música mais pedida do carnval, "Madeira que cupim não rói".
Outro grupo que também circulou foi o Bloco dos Músicos, formado por integrantes das bandas de artistas como Alceu Valença, Lenine, entre outros. "Isso aqui é a diversão da gente", contou o Maestro Spok, integrado à brincadeira. Também passou pelo local uma troça guiada por um boneco gigante, o Garoto de Bonsucesso. E às 21h, haverá encontro dos bois na casa de Dona Dá, na Rua da Boa Hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário