MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nestlé diz que achou carne de cavalo em produto ligado à empresa da JBS


JBS Toledo é fornecedora e subcontratou empresa que forneceu produtos.

Do G1, em São Paulo

A Nestlé divulgou um comunicado, nesta segunda-feira (18), em que diz ter encontrado traços de DNA de cavalo em produtos da marca que estariam ligados à brasiliera JBS. Os produtos eram vendidos na Itália e na Espanha.
Segundo a Nestlé, dois produtos feitos a partir de carne fornecida pela empresa alemã H.J. Schypke tinham quantidade de carne de cavalo. A empresa alemã foi subcontrada pela fornecedora da Nestlé JBS Toledo NV, uma subsidiária do grupo brasileiro JBS. "Nossos testes encontraram traços de DNA de cavalo em dois produtos feitos a partir de carne fornecida pela H.J. Schypke", diz a nota.
Segundo a Nestlé, há mais de 1% de carne de cavalo nos produtos. Esse é o limite definido no Reino Unido pela Agência de Segurança Alimentar para indicar adulteração provável ou negligência grave. A empresa diz que já informou as autoridades sobre o caso.
"Estamos agora suspendendo as entregas de todos os nossos produtos acabados produzidos usando carne fornecida pela empresa alemã H.J. Schypke, subcontratada de um de nossos fornecedores, a JBS Toledo NV", diz o comunicado.
A conclusão da compra do grupo belga Toledo, especializado em produtos cozidos de carne bovina, com vendas concentradas no oeste europeu, foi concluída em 2010.
A Nestlé diz que fortaleceu os testes dos produtos à base de carne vendidos na Europa com o sugimento de problemas em produtos de diversas empresas. Quantidades de carne de cavalo acima das permitidas foram encontradas em países como Irlanda, Reino Unido e França.
A empresa diz não haver problema de segurança alimentar, "mas erros na etiquetagem de produtos significa que eles não cumprem os padrões elevados os consumidores esperam de nós".
O ravioli de carne Buitoni e o Tortellini de carne, à venda na Itália e na Espanha, foram retirados das prateleiras, segundo a Nestlé. O mesmo destino teve a lasanha "Bolognaise Gourmandes", um produto de carne congelada para empresas de catering pela Nestlé Professional produzido na França.
O G1 entrou em contato com a JBS e aguarda posicionamento da empresa.
Carne de cavalo
Em janeiro, autoridades do Reindo Unido e da Irlanda começaram a investigar a contaminação de hambúrgueres de carne bovina por carne de cavalo vendidos em grandes redes de supermercados dos dois países.
A contaminação foi descoberta pelas autoridades de saúde da Irlanda, que examinaram 27 produtos diferentes e constataram que 10 deles tinham traços de DNA de cavalos e 23 continham DNA de porcos.
Segundo as autoridades dos dois países, o consumo dos hambúrgueres não trazia riscos à saúde, mas os produtos já foram retirados das prateleiras dos supermercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário