MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Naturistas querem oficializar primeira praia de nudismo em São Paulo


Alvo da proposta é a Praia Brava, em São Sebastião, no litoral norte.
Segundo Federação de Nudismo, a prática é tolerada; prefeitura nega.

Suellen Fernandes Do G1 Vale do Paraíba e Região

Praticantes de naturismo na Praia Brava, em São Sebastião (SP) (Foto: Divulgação/Brasil Naturista)Praticantes de naturismo na Praia Brava, em São Sebastião, litoral norte. (Foto: Divulgação/Brasil Naturista)
A Praia Brava, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, pode virar oficialmente praia de nudismo - a primeira do Estado e a nona do país a permitir a prática. A proposta é da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), que tenta, desde 2010, regular o uso da área pelos naturistas. Segundo a entidade, a prática já é tolerada no local, uma praia de difícil acesso na costa sul da cidade, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar.
O grupo de praticantes de naturismo que frequenta o local deve se organizar em março na tentativa de retomar a discussão. "São Paulo é o Estado mais populoso do país, é incompreensível não ter uma praia de nudismo. Vamos tentar fazer com que o prefeito crie um decreto para oficializar o nudismo na praia Brava", disse Marcelo Pacheco, vice presidente da FBrN. O processo pode ser feito em cerca de 30 dias.
A vantagem de oficializar a prática, segundo Pacheco, é a possibilidade de colocar placas indicativas na praia e estabelecer regras e fiscalização ao naturismo no local. Entre as regras estão normas de higiene e éticas, como a proibição de práticas de conotação sexual ou obscenas.
Surfe naturista na praia de Tambaba, na PB (Foto: Divulgação)Naturista surfa na praia de Tambaba, localizada no
Estado da Paraíba. (Foto: Divulgação)
Estima-se que, atualmente, 500 mil pessoas sejam adeptas do naturismo. Destas, 2 mil de maneira organizada. Em todo o país, são oito praias oficialmente de nudismo. Três em Santa Catarina, duas no Rio de Janeiro e uma na Bahia, Espírito Santo e Paraíba. Em todas há uma associação ligada à federação responsável pela praia.
A FBrN credita à oficialização do nudismo nestes locais o aumento do volume de turistas nas regiões em que as praias estão localizadas.
Praticantes
Para o empresário Eduardo Oide, dono de uma agência especializada em turismo naturista em Santo André (SP), o maior problema antes da oficialização da praia de nudismo costuma ser a aceitação da comunidade local. "Há um desconhecimento do assunto, mas o nudismo nas praias é algo sério, com regras. Em todas as praias oficializadas, no início a maioria dos moradores era contrária. Mas depois conseguem ver que é algo bom, inclusive economicamente para a região", disse o empresário que frequenta praias de nudismo pelo menos uma vez a cada dois meses.
Outro lado
Procurada, a secretária de Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, informou que não vai se pronunciar sobre a proposta até que seja criada uma lei federal a respeito do tema. O projeto está em tramitação no Congresso Nacional. Ela disse também que não tem conhecimento de naturistas na praia Brava.
A Fundação Florestal, que administra o Parque Estadual da Serra do Mar, informou por meio de nota, que a Praia Brava faz parte do núcleo São Sebastião do parque e que a visitação à unidade de conservação, sem roupas, não é permitida, nem tolerada.
A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), responsável pelas licenças de uso em área da Marinha, caso das praias, informou que a regulação do uso da praia, neste caso, compete ao município.
Se os naturistas forem denunciados à polícia e flagrados nus em praias onde a prática não é oficializada, eles podem ser detidos por atentado ao pudor.
Estado de São Paulo não tem praias onde a prática de nudismo é oficializada. (Foto: Divulgação/Brasil Naturista) São Paulo não tem praias onde a prática de nudismo é oficializada. (Foto: Divulgação/Brasil Naturista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário