MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de fevereiro de 2013

MP notifica clubes de futebol em MS contra trabalho infantil


Atletas menores de 14 anos não podem ser contratados pelos clubes.
MPT notificou 30 clubes alertando para a irregularidade prevista em lei.

Do G1 MS

O Ministério Público do Trabalho (MPT) notificou 30 clubes de futebol de Mato Grosso do Sul  sobre a proibição de crianças menores de 14 anos nas categorias de base. Segundo assessoria do MPT, o objetivo é evitar a exploração dos jovens e garantir os direitos fundamentais dos atletas adolescentes. Os clubes tem o prazo de 90 dias para as eventuais adequações.
Após esse prazo, poderão ocorrer inspeções e, em caso de irregularidades, a convocação da agremiações para celebração de compromisso de ajuste de conduta, sob pena de multas e sanções jurídicas.
De acordo com o MPT, as associações notificadas foram enviadas a clubes de Aquidauana, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia e Três Lagoas, filiadas à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul e que participam de categorias de base.

O ministério informou que a medida é uma deliberação nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, a Coordinfância, do MPT, para que haja adequação à Constituição Federal, que proíbe qualquer trabalho antes dos 14 anos, ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei Pelé.

A medida proíbe que os clubes mantenham atletas com idade inferior a 14 anos nas categorias de base. Os maiores de 14 anos podem fazer os testes apenas com autorização dos pais, apresentação de exame médico e comprovante de frequência na escola. Para esses atletas, os clubes devem oferecer bolsa de pelo menos um salário mínimo e meio de transporte para a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário