MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Médico aposta na produção de uvas viníferas no Centro-Oeste do Brasil


Bebida é produzida na cidade de Cocalzinho, em Goiás.
Uvas têm quantidade de açúcar na medida certa para a fabricação do vinho.

Do Globo Rural

A qualidade do vinho fabricado em Cocalzinho, em Goiás, surpreendeu enólogos e apreciadores da bebida. Esse é o resultado do trabalho do médico Marcelo Souza, apostou na produção de uvas viníferas no Centro-Oeste do Brasil. Na propriedade, são produzidas atualmente quatro mil garrafas de vinho por safra.
O Vale dos Pirineus em Cocalzinho, no centro de Goiás, é uma paisagem privilegiada no Planalto Central. Os morros da região são um divisor de águas das bacias do Prata e Amazônica. Esse é o cenário que o médico Marcelo Souza escolheu para plantar uvas viníferas. A escolha da área para o plantio das parreiras é estratégica. No fundo do vale há uma grande variação de temperatura no inverno, que é período de colheita. Durante o dia, a temperatura pode passar dos 30º. À noite, a temperatura cai para cerca de 10º. Essa mudança contribui muito para o processo de maturação dos frutos.
“Quando a gente pensa em produzir um vinho mais estruturado, mais intenso e mais alcoólico, nós precisamos de uma região que tenha mais calor durante o dia. Esse fundo de vale trouxe pra gente esse potencial de alcançar esse objetivo”, diz o produtor de vinho Marcelo Souza.
As parreiras têm uva de quatro variedades europeias: barbera, shyha, tempranilho e sangiovesi. As mudas, importadas ha sete anos, adaptaram-se bem ao clima da região e rendem bons frutos. Normalmente, a colheita de uva em boa parte do Brasil é feita no verão. Mas os cachos que crescem nesta época no vale são descartados para preservar o desenvolvimento das plantas. A colheita da uva para a produção de vinho é realizada no inverno, entre os meses de agosto e setembro. No verão, é feita a pulverização da lavoura para evitar o ataque de fungos. No inverno, que é período de seca, um sistema de irrigação por gotejamento mantém o solo úmido.
O produtor leva uma vantagem com a colheita no inverno. As uvas têm a quantidade de açúcar na medida certa para a fabricação do vinho. A fermentação é feita em tanques de inox. Depois, o vinho é envelhecido por um período de seis meses a um ano em barricas de carvalho francês ou americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário