MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

McDonald’s lança campanha para mostrar origem dos ingredientes


Vídeos na web e TV mostram procedência dos alimentos vendidos nas lojas da rede de fast food no Brasil e na América Latina


Mariana Congo, do Economia & Negócios
O McDonald's lançou na quinta-feira, 14, uma campanha para mostrar ao consumidor a origem dos ingredientes usados nos lanches da rede, chamada de "Além da Cozinha".

Por enquanto, três vídeos estão disponíveis no site www.alemdacozinha.com.br e mostram depoimentos de fornecedores de carne, alface e batata para a rede de fast food, com imagens da produção no campo. Na televisão, a campanha estreou na noite de ontem, em vários canais. As ações serão realizadas no Brasil e em outros países da América Latina.
Segundo Roberto Gnypek, diretor de marketing da Arcos Dourados, responsável pela marca McDonald's no Brasil, a empresa percebeu que hoje o consumidor está mais preocupado com a origem do produto e como a toda a cadeia produtiva afeta o meio ambiente.
O atual escândalo da carne de cavalo vendida com bovina na Europa é exemplo da repercussão desse tipo de assunto na vida de consumidores, autoridades e produtores, e tem chamado a atenção para o tema da certificação da origem dos alimentos.
Na mesma linha da campanha brasileira, o McDonald's da Austrália lançou em janeiro deste ano um aplicativo para iPhone que rastreia a origem da comida. Lá, a rede de fast food tem o apelido de Macca’s. Por isso, o aplicativo é chamado de TrackMyMacca’s (rastreie meu McDonald's - tradução livre).

O app vai funcionar até junho. O consumidor tira foto do lanche e, via GPS, o aplicativo rastreia a loja em que a pessoa está e informa quais fornecedores vendem para aquele local.

Interatividade

Uma segunda fase da campanha do McDonald's no Brasil - ainda sem data para começar - vai apostar na interatividade. No site, os consumidores poderão postar perguntas, que serão respondidas pela empresa via vídeo, texto ou imagem.

A experiência deverá ser parecida com a realizada pelo McDonald's do Canadá desde o ano passado, chamada "Our food, your questions" (nossa comida, suas perguntas - tradução livre), que já respondeu 19 mil perguntas de consumidores.

Uma das perguntas que fez mais sucesso no Canadá foi: por que o sanduíche da propaganda do McDonald's parece diferente do vendido nas lojas? O questionamento foi respondido em vídeo protagonizado pela diretora de marketing da empresa no Canadá, que justificou, entre outros, que o sanduíche da loja leva cerca de um minuto para ficar pronto, enquanto o fotografado demora mais de uma hora e recebe retoques para que todos os ingredientes fiquem à mostra na foto.

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